O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica.