O presente trabalho possui como objetivo abordar a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem entre dois ramos do conhecimento: Matemática e Filosofia, vivenciadas pelos graduandos na disciplina intitulada Filosofia da Educação, no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Salinópolis. A pesquisa discute como o conhecimento da disciplina com base em aspectos das ciências sociais pode subsidiar a formação e proporcionar fundamentos teóricos e epistemológicos através da teoria e prática para graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. No primeiro momento deste estudo foram realizadas leituras e analise do texto dos autores Adorno e Horkheimer (1980), debateu-se as diferenças entre os estudos desenvolvidos no âmbito das ciências naturais e ciências sociais. Buscando elucidar a importância da disciplina Filosofia da Educação na/para a formação inicial de professores de matemática. Neste entendimento, obteve como referência metodologias abordadas em sala, ancoradas nos princípios de Teoria tradicional e Teoria Crítica, na qual se baseia no comportamento crítico e descrição da realidade e da sociedade, que foram discutidos em sala de aula. No segundo momento, com o intuito de ultrapassar o conhecimento teórico para o plano prático iniciou – se a visita técnica pelos bairros da cidade com a finalidade de analisar as diferentes realidades sociais existentes. Os resultados obtidos após a aplicação da teoria e vivência puderam evidenciar a necessidade que os futuros professores de matemática precisam ter sobre as realidades sociais e culturais dos alunos e assim propor atividades que sejam condizentes com suas realidades. Diante do exposto, conclui-se que tal alternativa de aprendizagem seguiu como ponto norteador para os futuros profissionais, a fim de que estejam preparados e motivados para a atuação docente.