LITERATURA SURDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA LIBRAS: O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4456 "inscrito_id" => 13850 "titulo" => "LITERATURA SURDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA LIBRAS: O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO" "resumo" => "Este trabalho aborda conceitos da literatura surda e a formação de professores no processo de inclusão, destacando as contribuições das literaturas surdas para crianças no ambiente escolar, sempre sob a perspectiva bilíngue. Reconhece-se que pessoas surdas possuem autonomia e capacidade de construir significados através da experiência visual, uma característica inerente à sua cultura. Seus recursos comunicativos são visuais, e para a criança que está explorando esse mundo repleto de informações, a apresentação visual facilita a compreensão dos conceitos associados às imagens. Neste contexto, este estudo discute questões relacionadas à literatura surda, demonstrando que é um direito legal das crianças surdas terem contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola desde os primeiros anos do ensino básico, por meio de um instrutor de Libras ou intérprete. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho teve como objetivo analisar as literaturas disponíveis no mercado e elencá-las no contexto da inclusão educacional das crianças surdas. Foram analisadas obras que promovem a construção de significados visuais, essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças surdas. Os resultados indicam que a presença de materiais didáticos em Libras contribui significativamente para a inclusão e aprendizado dessas crianças, evidenciando a necessidade de formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos visuais acessíveis no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13850_TB4456_27102024164739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Camila vieira" "autor_email" => "camilavieiradasilva372@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4456 "inscrito_id" => 13850 "titulo" => "LITERATURA SURDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA LIBRAS: O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO" "resumo" => "Este trabalho aborda conceitos da literatura surda e a formação de professores no processo de inclusão, destacando as contribuições das literaturas surdas para crianças no ambiente escolar, sempre sob a perspectiva bilíngue. Reconhece-se que pessoas surdas possuem autonomia e capacidade de construir significados através da experiência visual, uma característica inerente à sua cultura. Seus recursos comunicativos são visuais, e para a criança que está explorando esse mundo repleto de informações, a apresentação visual facilita a compreensão dos conceitos associados às imagens. Neste contexto, este estudo discute questões relacionadas à literatura surda, demonstrando que é um direito legal das crianças surdas terem contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola desde os primeiros anos do ensino básico, por meio de um instrutor de Libras ou intérprete. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho teve como objetivo analisar as literaturas disponíveis no mercado e elencá-las no contexto da inclusão educacional das crianças surdas. Foram analisadas obras que promovem a construção de significados visuais, essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças surdas. Os resultados indicam que a presença de materiais didáticos em Libras contribui significativamente para a inclusão e aprendizado dessas crianças, evidenciando a necessidade de formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos visuais acessíveis no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13850_TB4456_27102024164739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Camila vieira" "autor_email" => "camilavieiradasilva372@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }