Este trabalho aborda conceitos da literatura surda e a formação de professores no processo de inclusão, destacando as contribuições das literaturas surdas para crianças no ambiente escolar, sempre sob a perspectiva bilíngue. Reconhece-se que pessoas surdas possuem autonomia e capacidade de construir significados através da experiência visual, uma característica inerente à sua cultura. Seus recursos comunicativos são visuais, e para a criança que está explorando esse mundo repleto de informações, a apresentação visual facilita a compreensão dos conceitos associados às imagens. Neste contexto, este estudo discute questões relacionadas à literatura surda, demonstrando que é um direito legal das crianças surdas terem contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola desde os primeiros anos do ensino básico, por meio de um instrutor de Libras ou intérprete. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho teve como objetivo analisar as literaturas disponíveis no mercado e elencá-las no contexto da inclusão educacional das crianças surdas. Foram analisadas obras que promovem a construção de significados visuais, essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças surdas. Os resultados indicam que a presença de materiais didáticos em Libras contribui significativamente para a inclusão e aprendizado dessas crianças, evidenciando a necessidade de formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos visuais acessíveis no ambiente escolar.