Este trabalho consiste em um recorte de pesquisa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão, na área de concentração: Ensino na Educação Básica, linha de pesquisa Educação Especial que tem como objetivo discutir o papel da família no desenvolvimento humano a partir da perspectiva da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Discorre acerca das ideias do psicólogo Bronfenbrenner e suas críticas sobre o modelo tradicional de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano, da sua época, que estava centrado exclusivamente na pessoa, sem considerar suas relações e seus contextos. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) estuda o indivíduo enfatizando suas características biopsicológicas e o papel exercido pelo ambiente. Apresenta a família como o centro da primeira formulação, um microssistema, onde se estabelecem e se internalizam relações de reciprocidade, equilíbrio de poder e afeto. Este estudo se caracteriza como um trabalho de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa, em que se buscou aporte teórico em literaturas clássicas, produções de teses e dissertações, como Bronfenbrenner (2011; 1996), Franco (2015; 2016), Pamplin (2005) e Souza (2017). As discussões apontam que qualquer ação voltada para o desenvolvimento humano deve romper com a ideia de um sujeito fragmentado e com a concepção de que cada sistema ou ambiente deve desenvolver ações distintas e isoladas e, neste aspecto, enfatizam a envolvimento ativo e qualitativo da família em todos os processos.