Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E UM MUNDO MELHOR PARA TODOS OS POVOS E NAÇÕES: COMUNICAR CIÊNCIA E PROMOVER OS OBJETIVOS DA AGENDA 2030

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Ambiental (EA) crítica emerge para fomentar a transformação de realidades, envolvendo ideais políticos de emancipação e questionamento dos lugares-comuns e correntes dominantes. Atrelada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma integrada e indivisível, visa articular as dimensões social, econômica e ambiental, promovendo oportunidades de aprendizagens múltiplas que assegurem valores e atitudes para sociedades mais sustentáveis. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi promover a EA à luz da educação científica e dos ODS/Agenda 2030. Sendo executado em espaços formais e não formais no município de João Pessoa-PB. Tem a Casa da Ciência CCEN/UFPB como espaço pedagógico de mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, as atividades do projeto foram articuladas com escolas da rede estadual, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, adotando como eixos orientadores: indicadores dos ODS/Agenda 2030, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, sustentabilidade socioambiental, autonomia e cidadania. As ações por meio de minicursos, oficinas pedagógicas e eventos acadêmicos, buscou-se o intercâmbio entre os saberes advindos do espaço acadêmico e dos saberes experienciais dos segmentos envolvidos, para promover a educação ambiental/científica. Foram promovidos cursos de formação destinados ao público de escolas e comunidades que visitaram a Casa da Ciência, a partir de demandas apresentadas nos espaços e a maior parte das produções ocorreram com participação efetiva do público alvo. Entre elas estão planos de ensino para microaulas, cards e/ou infográficos, ciclo de palestras, postagens em diversos formatos no Instagram, kits pedagógicos e textos acadêmicos. O projeto foi avaliado continuamente por meio de reuniões integradoras, capacitação da equipe, confecção dos materiais e planejamentos para uma maior efetividade, havendo reavaliações das ações mediante os resultados alcançados, realizando ajustes quando necessário, orientando valores e impactando na formação do público-alvo. Por fim, todos os produtos foram catalogados como acervo da Casa da Ciência, podendo haver empréstimo monitorado dos mesmos para ações externas.

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