“O indivíduo e a sociedade não são objetos distintos entre si, mas a sua constituição é dada por meio de uma dinâmica relacional, marcada pela interdependência das funções individuais” (Elias, 1994, p.23). À vista das elaborações do sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990), adota-se uma reorientação no campo das ciências sociais e humanas, permitindo-nos escapar a uma perspectiva de interpretação da sociedade sem compreender o indivíduo, apontando para indissociabilidade e interdependência enquanto elementos inerentes das relações sociais. Compreendendo a sociedade tal como Elias, o presente texto, através de uma revisão da literatura, busca levantar artigos que abordem o tema. Prima pelo objetivo de evidenciar a partir do levantamento realizado, algumas contribuições da teoria eliasiana, que tem colaborado para a ampliação do escopo de análise da formação docente, ressalta-se a preocupação e a intenção de compreender e a analisar a constituição do docente como um indivíduo inserido em um meio social, histórico e cultural. Destarte, como objeto de estudo, torna-se necessário refletir, através de pesquisas já realizadas neste campo de investigação, além dos estudos que problematizam algumas das contribuições teóricas do referido autor, que marcam e narram a formação docente nessa perspectiva. Torna-se ainda, evidente a indicação eliasiana, a necessidade de não assumir a análise do indivíduo isolado, em si mesmo, fora das inter-relações sociais.