Este estudo destaca a importância do uso de materiais pedagógicos no ensino de geometria espacial, visando realizar uma intervenção pedagógica em uma turma do ensino fundamental II através de uma pesquisa de campo. O objetivo é afastar-se do ensino tradicional e proporcionar aos discentes uma aprendizagem mais significativa, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa possui características tanto de uma revisão bibliográfica quanto de uma investigação prática, que foi trabalhada em dois momentos. Reconhecendo a indispensabilidade de recursos que permitam a visualização concreta pelos alunos no ensino de geometria espacial, a intervenção propôs o uso de palitos e jujubas para a construção de sólidos geométricos. Esta abordagem inovadora tornou o ensino mais dinâmico e motivador, facilitando a assimilação e compreensão do conteúdo pelos alunos. Os resultados da intervenção mostraram um aumento no engajamento e na compreensão dos conceitos de geometria espacial, comprovando a eficácia do uso de materiais pedagógicos concretos. Além disso, os alunos demonstraram maior interesse e entusiasmo nas atividades propostas, evidenciando uma mudança positiva na atitude em relação ao aprendizado de geometria. Assim, este estudo contribui para o campo educacional ao evidenciar métodos que podem tornar o ensino de matemática mais eficaz e atraente para os estudantes.