Este estudo analisa as percepções dos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de São Roberto–MA, sobre Cultura Digital como Competência Curricular. Tomaram-se por base os pressupostos básicos sobre Cultura Digital e Competência Curricular, dispostos pelos documentos normativos do sistema nacional de ensino brasileiro. Para tanto, adotou-se uma metodologia com uma abordagem qualitativa (Triviños, 1987), de caráter descritivo (Prodanov, 2013), recorrendo a um estudo documental e de campo quanto aos procedimentos técnicos, realizados entre os meses de abril a julho de 2024. Dentre outras, constatou-se que tanto a BNCC como o DCTMA no âmbito da Cultura Digital no ensino História para os Anos Finais não está claro como os professores devem fazer e quais habilidades estão postas para o desenvolvimento dessa competência, assim como, para os professores investigados a Cultura Digital é de grande relevância, no entanto, acreditam que para suas práticas pedagógicas atenderem a Competência Digital conforme preconizam os documentos normativos, necessitam de formação, para conseguir realizar o que o sistema espera dos mesmos de forma satisfatória na sala de aula. Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas para conhecer as percepções das realidades quanto às carências dos professores acerca desse objeto.