Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA DIGITAL COMO COMPETÊNCIA CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo analisa as percepções dos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de São Roberto–MA, sobre Cultura Digital como Competência Curricular. Tomaram-se por base os pressupostos básicos sobre Cultura Digital e Competência Curricular, dispostos pelos documentos normativos do sistema nacional de ensino brasileiro. Para tanto, adotou-se uma metodologia com uma abordagem qualitativa (Triviños, 1987), de caráter descritivo (Prodanov, 2013), recorrendo a um estudo documental e de campo quanto aos procedimentos técnicos, realizados entre os meses de abril a julho de 2024. Dentre outras, constatou-se que tanto a BNCC como o DCTMA no âmbito da Cultura Digital no ensino História para os Anos Finais não está claro como os professores devem fazer e quais habilidades estão postas para o desenvolvimento dessa competência, assim como, para os professores investigados a Cultura Digital é de grande relevância, no entanto, acreditam que para suas práticas pedagógicas atenderem a Competência Digital conforme preconizam os documentos normativos, necessitam de formação, para conseguir realizar o que o sistema espera dos mesmos de forma satisfatória na sala de aula. Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas para conhecer as percepções das realidades quanto às carências dos professores acerca desse objeto.

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