SANTANA, Jeane Milena Mota De et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/111391>. Acesso em: 13/11/2024 19:10
Este artigo traz uma proposta de atividade que consiste numa Sequência Didática (SD) baseada nos estudos de Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) utilizado o gênero discursivo cordel nas aulas de língua portuguesa nos anos inicias do ensino fundamental. A SD, então, é organizada didaticamente com atividades em que o professor seleciona um gênero e ao longo das etapas avalia os conhecimentos prévios da turma com ênfase na leitura, escrita de texto. Nesta etapa de ensino, as práticas que estimulam a leitura são essenciais, pois é nessa fase que o aluno constrói sua base para todo processo educativo bem como a alfabetização e letramento. A Base Nacional Comum Curricular, apesar de não citar o gênero cordel diretamente, propõe nas suas competências gerais, mais especificamente na primeira e sexta competências, a valorização dos conhecimentos sociais construídos historicamente bem como a diversidade de saberes, logo, introduzir o cordel em sala de aula é fortalecer tal competência. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico baseada nas ideias de Silva (1999), Bakhtin (2003), Fiorin (2016), Severino (2007), Soares (2003), Maxado (2012), Souza (2021) e nos autores de Genebra Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), além das discussões inseridas nos documentos curriculares como a Base Comum Curricular (2017) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998). Espera-se que a SD possibilite aos(às) professores(as) o aprimoramento de sua prática pedagógica, para que assim, possam fortalece-las ao trabalhar com os(as) alunos(as) em sala de aula com a leitura e a produção de texto com o gênero discursivo cordel.