Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas.