Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111009
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3003
    "inscrito_id" => 10371
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA"
    "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10371_TB3003_08042024194627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY BARRET"
    "autor_email" => "stephanybarretodasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111009
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3003
    "inscrito_id" => 10371
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GENÉTICA"
    "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10371_TB3003_08042024194627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY BARRET"
    "autor_email" => "stephanybarretodasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os conteúdos da disciplina de Ciências estão inseridos diretamente no cotidiano de maneira geral, entretanto é notável que o sistema educacional atual ainda caminha por metodologias tradicionais de ensino que impõem barreiras que separam a sala de aula do cotidiano do aluno e tornam o aprendizado mais dificultoso e desinteressante. Esse sistema de ensino limita o desenvolvimento destes estudantes dentro das habilidades que requerem estímulos por meio de atividades diferenciadas, e práticas contextualizadas. Diante desta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficácia de uma sequência didática sobre os conceitos de Genética embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner e avaliar as estratégias educacionais de ensino aplicadas aos alunos neurodivergentes de acordo com suas especificidades. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, onde foram utilizadas estratégias didáticas tendo como base a fundamentação teórica norteada pela Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a Observação Direta (OD) sobre os alunos da turma da 4ª etapa de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA, dando ênfase naqueles portadores de deficiência. Os resultados mostraram a eficiência da aplicação desta Sequência Didática, assim como das estratégias de ensino utilizadas com os alunos com Deficiência Intelectual (DI). Tornou-se evidente o desenvolvimento destes alunos no conteúdo de genética, bem como nas suas inteligências e habilidades pessoais e cognitivas, como coordenação motora, interação social e raciocínio. Estes resultados destacam a necessidade do professor ter um olhar mais atento às especificidades dos alunos e adotar métodos avaliativos sob diferentes perspectivas, levando em consideração que o aprendizado dos alunos pode se instigado e analisado de acordo com suas inteligências desenvolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.