A compressão sobre genética é necessária para a sociedade atual pelos seus constantes avanços científicos e tecnológicos. Na educação básica, essa temática é vista pelos educandos como difícil e abstrata, causando um grande desinteresse e desânimo por parte dos mesmos. Dessa forma, abordar estratégias lúdicas e pedagógicas são essenciais para a compreensão sobre essa temática, possibilitando a construção e reconstrução de novos conhecimentos fazendo com que o discente participe da elaboração das atividades didáticas e se torne um agente ativo em sala de aula, alcançando aprendizagens significativas. O objetivo desse trabalho é abordar a aprendizagem significativa em sala de aula usando uma sequência de ferramentas didáticas para alçar uma melhor compreensão sobre genética no ensino de ciências nos anos finais. A metodologia proposta foi usar ferramentas didáticas sobre genética, como o experimento da extração do DNA da banana, construção de um origami de DNA, montagem de cariótipo humano e o Quadro de Punnet, durante todas as etapas foram realizadas análises sobre as dinâmicas e como afetou no ensino e aprendizagem. É notório, que os alunos ficaram entusiasmados e empolgados com as dinâmicas, e cada atividade pedagógica conseguiu transformar os alunos participativos nas aulas de ciências facilitando no entendimento e assimilação dos assuntos. Também, foi observado que os educandos necessitam de mais aulas com atividades desse tipo por estarem numa fase de aprendizagem e descoberta.