Este trabalho é o resultado da soma das ações realizadas pelas equipes multiprofissionais: Coordenação pedagógica e de Apoio ao Estudante (COPAE) e a Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI) no tocante ao atendimento individualizado dos estudantes com deficiência/ necessidades específicas do IFPB Campus - Patos. Além disso, tem como propósito a reflexão sobre a importância da construção do material didático pedagógico adequado às necessidades de cada estudante, as parcerias, as trocas de informações entre as equipes, corpo docente e demais envolvidos no processo educativo. Com esse intuito, utilizamos os registros dos materiais utilizados durante as intervenções e atendimentos realizados com os discentes pelas equipes multiprofissionais. Como embasamento teórico recorremos às contribuições de Freitas (2008) e outros especialistas da área. A atuação das equipes multiprofissionais, composta por educadores especializados: pedagogas, psicopedagogas, técnica em assuntos educacionais, nutricionista, entre outros, facilita o acompanhamento específico dos estudantes. Para isso, deve por meio de uma ação conjunta promover a acessibilidade e a inclusão, através do acolhimento, escuta ativa, produção de materiais didático pedagógicos e intervenções, facilitando por meio das diversas estratégias, a desenvoltura das habilidades desses alunos, de acordo com suas particularidades, deficiências e necessidades educacionais específicas. No atendimento individualizado, diversos recursos são utilizados, a construção do material é uma etapa importante nesse processo. Enquanto Instituição pública, nem sempre dispomos de recursos financeiros suficientes para adquirir o material necessário, mas com as estratégias adequadas é possível investir nos materiais de baixo custo, construindo, reciclando, reaproveitando, pois compreendemos que os atendimentos individualizados contribuem para a desenvoltura dos discentes em diversos aspectos: integração, socialização, atenção, compreensão. Nesse sentido, o trabalho das equipes multiprofissionais é colaborativo, somativo, garantindo através dos atendimentos, o suporte e os meios necessários para a permanência e a evolução dos discentes no que se refere ao processo de ensino e aprendizado.