Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: METODOLOGIAS ATIVAS COM ESTRATÉGIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO FILMES E SERIADOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114517
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8057
    "inscrito_id" => 16471
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: METODOLOGIAS ATIVAS COM ESTRATÉGIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO FILMES E SERIADOS"
    "resumo" => "A implementação da Educação Sexual (ES) na escola utilizando metodologias ativas a parti de uma abordagem investigativa baseada em filmes e seriados, surgiu da necessidade da interdisciplinaridade para compreensão mais profunda das questões relacionadas à sexualidade, sobretudo entender o corpo, as mudanças hormonais, as questões sobre gênero, métodos contraceptivos, as IST e a gravidez na adolescência. O objetivo foi promover a ES através de debates e discussões utilizando metodologias ativas através dos recursos audiovisuais, materiais didáticos e práticas experimentais (PEX) para contextualização e a investigação, desta forma incentivou o protagonismo juvenil e a conscientização desmistificando conceitos, reduzindo assim o estigma relacionado com a ES. A metodologia incluiu uma Sequência Didática (SD) composta por cinco etapas, aplicada nas turmas do ensino médio: (1) Orientação e problematização com questionários investigativos e plataformas interativas; (2) Contextualização através da série “SEX Education” e debates com embasamento histórico teórico e as mudanças sociais; (3) Investigação prática com jogos e atividades sobre hormônios; (4) Aplicação de atividades online e experimentos sobre métodos contraceptivos utilizando biofísica; e (5) PEX da química do pH (Potencial Hidrogeniônico) simulando as IST para discursão de sexo seguro e a importância da prevenção. Os resultados mostram que as metodologias ativas foram eficazes e estimulou o senso investigativo e o protagonismo. Em conclusão, a ES é crucial no currículo escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem potencial para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre conceitos, investigação cientifica, aprendizagem significativa e o protagonismo. A integração interdisciplinar (biologia, física, química e história) teve enfoque investigativo, aprendizagem significativa e um ambiente educacional mais inclusivo. Logo, despertou o interesse aos alunos e promoveu conscientização, além de adotarem comportamentos responsáveis e saudáveis, tornado multiplicadores protagonistas, onde prevenir ainda é a melhor solução para as IST e a gravidez na adolescência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16471_TB8057_10102024160001.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA"
    "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114517
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8057
    "inscrito_id" => 16471
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: METODOLOGIAS ATIVAS COM ESTRATÉGIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO FILMES E SERIADOS"
    "resumo" => "A implementação da Educação Sexual (ES) na escola utilizando metodologias ativas a parti de uma abordagem investigativa baseada em filmes e seriados, surgiu da necessidade da interdisciplinaridade para compreensão mais profunda das questões relacionadas à sexualidade, sobretudo entender o corpo, as mudanças hormonais, as questões sobre gênero, métodos contraceptivos, as IST e a gravidez na adolescência. O objetivo foi promover a ES através de debates e discussões utilizando metodologias ativas através dos recursos audiovisuais, materiais didáticos e práticas experimentais (PEX) para contextualização e a investigação, desta forma incentivou o protagonismo juvenil e a conscientização desmistificando conceitos, reduzindo assim o estigma relacionado com a ES. A metodologia incluiu uma Sequência Didática (SD) composta por cinco etapas, aplicada nas turmas do ensino médio: (1) Orientação e problematização com questionários investigativos e plataformas interativas; (2) Contextualização através da série “SEX Education” e debates com embasamento histórico teórico e as mudanças sociais; (3) Investigação prática com jogos e atividades sobre hormônios; (4) Aplicação de atividades online e experimentos sobre métodos contraceptivos utilizando biofísica; e (5) PEX da química do pH (Potencial Hidrogeniônico) simulando as IST para discursão de sexo seguro e a importância da prevenção. Os resultados mostram que as metodologias ativas foram eficazes e estimulou o senso investigativo e o protagonismo. Em conclusão, a ES é crucial no currículo escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem potencial para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre conceitos, investigação cientifica, aprendizagem significativa e o protagonismo. A integração interdisciplinar (biologia, física, química e história) teve enfoque investigativo, aprendizagem significativa e um ambiente educacional mais inclusivo. Logo, despertou o interesse aos alunos e promoveu conscientização, além de adotarem comportamentos responsáveis e saudáveis, tornado multiplicadores protagonistas, onde prevenir ainda é a melhor solução para as IST e a gravidez na adolescência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16471_TB8057_10102024160001.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA"
    "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A implementação da Educação Sexual (ES) na escola utilizando metodologias ativas a parti de uma abordagem investigativa baseada em filmes e seriados, surgiu da necessidade da interdisciplinaridade para compreensão mais profunda das questões relacionadas à sexualidade, sobretudo entender o corpo, as mudanças hormonais, as questões sobre gênero, métodos contraceptivos, as IST e a gravidez na adolescência. O objetivo foi promover a ES através de debates e discussões utilizando metodologias ativas através dos recursos audiovisuais, materiais didáticos e práticas experimentais (PEX) para contextualização e a investigação, desta forma incentivou o protagonismo juvenil e a conscientização desmistificando conceitos, reduzindo assim o estigma relacionado com a ES. A metodologia incluiu uma Sequência Didática (SD) composta por cinco etapas, aplicada nas turmas do ensino médio: (1) Orientação e problematização com questionários investigativos e plataformas interativas; (2) Contextualização através da série “SEX Education” e debates com embasamento histórico teórico e as mudanças sociais; (3) Investigação prática com jogos e atividades sobre hormônios; (4) Aplicação de atividades online e experimentos sobre métodos contraceptivos utilizando biofísica; e (5) PEX da química do pH (Potencial Hidrogeniônico) simulando as IST para discursão de sexo seguro e a importância da prevenção. Os resultados mostram que as metodologias ativas foram eficazes e estimulou o senso investigativo e o protagonismo. Em conclusão, a ES é crucial no currículo escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem potencial para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre conceitos, investigação cientifica, aprendizagem significativa e o protagonismo. A integração interdisciplinar (biologia, física, química e história) teve enfoque investigativo, aprendizagem significativa e um ambiente educacional mais inclusivo. Logo, despertou o interesse aos alunos e promoveu conscientização, além de adotarem comportamentos responsáveis e saudáveis, tornado multiplicadores protagonistas, onde prevenir ainda é a melhor solução para as IST e a gravidez na adolescência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.