A Educação Inclusiva se configura como um conjunto de processos no meio escolar, a partir da execução de políticas articuladas que façam com que haja essa interação com todos. O avanço tecnológico possibilitou uma gama de novos caminhos para várias áreas de atuação, e a tecnologia assistiva busca o envolvimento de dispositivos e providências que sejam capazes de prover um resultado funcional, tendo possibilidades de realizar tarefas, incrementar a mobilidade entre outros. Tem-se como objetivo relatar a importância da tecnologia assistiva e sua aplicação na educação especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por se basear em livros, artigos científicos e trabalhos monográficos para o conjunto de fontes de pesquisas, através de bases de dados e bibliotecas online. Viu-se que, para uma educação inclusiva, o professor deve estar em constante atualização de sua prática, através da busca de inúmeras formas para que o aluno com deficiência possa encontrar uma maneira mais efetiva para desenvolvimento do seu aprendizado. Práticas inclusivas requerem dedicação dos profissionais, que devem, constantemente, buscar atualizações na área, de forma a contribuir significativamente com a educação das pessoas com deficiência.