A Matemática é frequentemente vista como uma disciplina desafiadora por muitos alunos, especialmente quando se deparam com o conteúdo de frações durante o Ensino Fundamental (6o ao 9o ano). As dificuldades nesse conteúdo podem surgir de diversas maneiras, desde a compreensão inicial dos conceitos fundamentais até a aplicação prática em problemas mais complexos. Nesse contexto, percebe-se a necessidade desenvolver jogos didáticos que possam ser abordados em sala de aula, possibilitando aos estudantes construir e aprofundar seus conhecimentos nesse conteúdo. O objetivo deste estudo é analisar as publicações existentes relacionadas a temática de jogos didáticos para o ensino de frações na disciplina de Matemática. Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por uma busca no Portal de Periódicos da CAPES, no período correspondente aos anos de 2019 a 2022, associado aos descritores (“Jogos Didáticos”) AND (“Matemática”) AND (“Frações”) AND (“Ensino Fundamental”). Após realizar uma filtragem inicial foram identificados três (3) artigos relacionados a essa abordagem. Essa análise evidencia a necessidade de que sejam realizadas mais pesquisas voltadas a essa temática. Através desse estudo é perceptível verificar a importância de que sejam implementadas estratégias e metodologias educacionais voltadas para a disciplina de Matemática, com o intuito de contribuir de maneira significativa para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de frações para alunos do Ensino Fundamental.