A arte de contar, escutar e recontar histórias é preciosa, transmitida de geração para geração. A contação de histórias é capaz de encantar e envolver, além de desenvolver diversas habilidades nas crianças em idade escolar. Como estratégia pedagógica pode proporcionar oportunidades de interação entre crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Desse modo, o presente estudo teve como objetivo analisar como a contação de histórias viabiliza interações entre crianças com NCC, evidenciando sua importância nas práticas diárias. A pesquisa foi realizada um laboratório de Tecnologia Assistiva de uma Universidade Pública do Rio Grande do Norte, com duas crianças com idades de 4 e 5 anos. No tocante aos aspectos metodológicos, os encontros aconteceram uma vez por semana, com duração de 3 meses estando presentes três pesquisadoras, a orientadora e as duas crianças. Foram utilizadas a história dos três Porquinhos, Little Pôneis e Chapeuzinho Vermelho respectivamente cada uma com duração de 1 mês, elas foram selecionadas de acordo com o interesse das próprias crianças. Foram utilizados símbolos, recursos, técnicas e estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) totalizando quatro encontros com duração de uma hora para cada história. O momento da contação de histórias foi filmado e posteriormente transcrito. À medida que as histórias eram contadas percebeu-se um aumento da interação e participação entre as crianças. Desse modo, conclui-se que o momento do conto e reconto de histórias com utilização da CAA motivou as crianças com NCC, e ao proporcionar oportunidades favoreceu o desenvolvimento das habilidades expressivas, permitindo uma maior participação e interação entre elas.