CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6632 "inscrito_id" => 17084 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO" "resumo" => "A arte de contar, escutar e recontar histórias é preciosa, transmitida de geração para geração. A contação de histórias é capaz de encantar e envolver, além de desenvolver diversas habilidades nas crianças em idade escolar. Como estratégia pedagógica pode proporcionar oportunidades de interação entre crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Desse modo, o presente estudo teve como objetivo analisar como a contação de histórias viabiliza interações entre crianças com NCC, evidenciando sua importância nas práticas diárias. A pesquisa foi realizada um laboratório de Tecnologia Assistiva de uma Universidade Pública do Rio Grande do Norte, com duas crianças com idades de 4 e 5 anos. No tocante aos aspectos metodológicos, os encontros aconteceram uma vez por semana, com duração de 3 meses estando presentes três pesquisadoras, a orientadora e as duas crianças. Foram utilizadas a história dos três Porquinhos, Little Pôneis e Chapeuzinho Vermelho respectivamente cada uma com duração de 1 mês, elas foram selecionadas de acordo com o interesse das próprias crianças. Foram utilizados símbolos, recursos, técnicas e estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) totalizando quatro encontros com duração de uma hora para cada história. O momento da contação de histórias foi filmado e posteriormente transcrito. À medida que as histórias eram contadas percebeu-se um aumento da interação e participação entre as crianças. Desse modo, conclui-se que o momento do conto e reconto de histórias com utilização da CAA motivou as crianças com NCC, e ao proporcionar oportunidades favoreceu o desenvolvimento das habilidades expressivas, permitindo uma maior participação e interação entre elas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17084_TB6632_21102024164930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DIAS DE MENEZES HEREDIA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "felicidadegabriela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6632 "inscrito_id" => 17084 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO" "resumo" => "A arte de contar, escutar e recontar histórias é preciosa, transmitida de geração para geração. A contação de histórias é capaz de encantar e envolver, além de desenvolver diversas habilidades nas crianças em idade escolar. Como estratégia pedagógica pode proporcionar oportunidades de interação entre crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Desse modo, o presente estudo teve como objetivo analisar como a contação de histórias viabiliza interações entre crianças com NCC, evidenciando sua importância nas práticas diárias. A pesquisa foi realizada um laboratório de Tecnologia Assistiva de uma Universidade Pública do Rio Grande do Norte, com duas crianças com idades de 4 e 5 anos. No tocante aos aspectos metodológicos, os encontros aconteceram uma vez por semana, com duração de 3 meses estando presentes três pesquisadoras, a orientadora e as duas crianças. Foram utilizadas a história dos três Porquinhos, Little Pôneis e Chapeuzinho Vermelho respectivamente cada uma com duração de 1 mês, elas foram selecionadas de acordo com o interesse das próprias crianças. Foram utilizados símbolos, recursos, técnicas e estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) totalizando quatro encontros com duração de uma hora para cada história. O momento da contação de histórias foi filmado e posteriormente transcrito. À medida que as histórias eram contadas percebeu-se um aumento da interação e participação entre as crianças. Desse modo, conclui-se que o momento do conto e reconto de histórias com utilização da CAA motivou as crianças com NCC, e ao proporcionar oportunidades favoreceu o desenvolvimento das habilidades expressivas, permitindo uma maior participação e interação entre elas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17084_TB6632_21102024164930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DIAS DE MENEZES HEREDIA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "felicidadegabriela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }