A prática pedagógica é um momento fundamental na formação inicial do professor. Nessa etapa, estão incluídos o planejamento e a elaboração de estratégias didáticas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste estudo é analisar uma sequência didática (SD) sobre o combate à dengue a partir de dados da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A SD foi desenvolvida na prática pedagógica no ensino de matemática em uma escola pública no estado de Pernambuco. A temática foi escolhida devido ao alto índice de casos de dengue que ocorreu em vários estados brasileiros no início de 2024. Assim, buscamos articular atividades que envolvem a aprendizagem criativa para alcançar competências e habilidades previstas no currículo de matemática, buscando aplicar conceitos matemáticos para interpretar e resolver problemas cotidianos, como a proliferação e o controle do mosquito Aedes aegypti. Dentre os objetivos de conhecimento, podemos destacar: medidas de volume, porcentagem, razão e proporção. A SD foi elaborada em 5 horas/aula, contendo a apresentação da problemática, discussão e leitura interpretativa de gráficos e infográficos epidemiológicos, acesso a plataforma do jogo Guerra ao mosquito, montagem de armadilhas, fabricação de repelente caseiro e, por fim, a confecção de uma cartilha sobre o uso da matemática no entendimento sobre a proliferação e o combate ao mosquito. Foi observado que o uso da SD contribuiu para um maior envolvimento dos alunos nas aulas de matemática e auxiliou na articulação dos conceitos matemáticos em problemas do cotidiano, como no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.