A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas.