Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110994
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 11143
    "titulo" => "IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11143_TB2987_25102024113525.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS BARROS BESERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS VINICIUS"
    "autor_email" => "barrosbeserra@alu.uern.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110994
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 11143
    "titulo" => "IMUNOCARDS: JOGO LÚDICO, EDUCATIVO E INCLUSIVO, PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11143_TB2987_25102024113525.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS BARROS BESERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS VINICIUS"
    "autor_email" => "barrosbeserra@alu.uern.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A imunologia é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora devido à sua natureza complexa e abstrata. Compreender os mecanismos intricados do sistema imunológico pode ser um obstáculo para os alunos, especialmente devido à sua interdisciplinaridade e à necessidade de dominar uma terminologia técnica específica. O projeto proposto busca inovar no ensino de imunologia, reconhecendo os desafios que este campo apresenta em termos de complexidade e abstração. A convergência entre tecnologia e educação é destacada como uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante. O objetivo central é desenvolver um produto lúdico e inclusivo que aproxime os conceitos de imunologia do cotidiano tecnológico de crianças e adolescentes. O projeto representa uma abordagem inovadora no ensino de imunologia, aproveitando a convergência entre tecnologia e educação para criar um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo e estimulante. Para tanto, pretendemos integrar o Arduino, um microcontrolador versátil e acessível, a um jogo de cartas, interativas, incluindo informações visuais, auditivas e sensoriais dos conceitos abordados na imunologia, de modo que alunos com e sem deficiência possam vincular e testar, por tentativa e erro, o conteúdo disponibilizado nas cartas a peças de encaixe e/ou urnas apresentadas aos alunos em uma bancada. O material didático pretende oferecer uma experiência de aprendizado dinâmica, onde os estudantes possam explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente. Além disso, a inclusão de recursos de áudio e braille, por exemplo, torna o conteúdo acessível a alunos com deficiência visual, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso ao conhecimento. Essa abordagem holística visa não apenas transmitir informações, mas também cultivar a compreensão profunda e duradoura dos princípios imunológicos. Com isso, o projeto aspira não só a melhorar os resultados acadêmicos, mas também a inspirar uma nova geração de cientistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.