Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBE DE LEITURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO: INOVAÇÃO E DIÁLOGOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3462
    "inscrito_id" => 2625
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO: INOVAÇÃO E DIÁLOGOS"
    "resumo" => "O “Clube de Leitura em Metodologias Ativas para o Ensino” é um projeto de extensão, vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Clube tem abrangência nacional, reunindo docentes da educação básica ao ensino superior desde maio de 2023, com 460 membros até abril de 2024. Nesse período foram lidos 4 livros: “Aprendizagem socioemocional por meio de metodologias ativas”, de Carolina Cavalcanti; “Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa”, de Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti; “A sala de aula inovadora”, de Fausto Camargo e Thuine Daros; “Metodologias Ativas no ensino superior o protagonismo do aluno” organizado por Blasius Debald. Como plataforma principal para administração do clube é utilizado um grupo WhatsApp que facilita a comunicação e o compartilhamento de materiais. O Padlet é disponibilizado para organizar os cronogramas de leitura e materiais complementares. Desde o início, todos os autores e co-autores dos livros mencionados participaram das lives que são transmitidas pelo Instagram do Clube @clube.metodologias.ativas. As lives são importantes para discussões ao vivo, aumentando a interação entre os membros. Essa estratégia amplia o alcance do clube e fortalece a comunidade de leitores. Vídeos das lives também ficam disponíveis no canal do Youtube para que os membros possam ver e rever quando quiserem. O sistema de gerenciamento de eventos da UNEMAT, o Sigeventos é utilizado para gerenciar os cursos e eventos ofertados pelo Clube, para emissão de certificação. Toda ação é gratuita e ocorre de modo online, permitindo que os membros façam Networking no grupo com membros de diversos locais do País. Este clube não apenas oferece uma oportunidade para os professores explorarem novas literaturas, mas os engaja em uma comunidade de aprendizado contínuo, apoiada por tecnologias e metodologias ativas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2625_TB3462_22052024143122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Fabiana Apareci"
    "autor_email" => "fabiana@unemat.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3462
    "inscrito_id" => 2625
    "titulo" => "CLUBE DE LEITURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO: INOVAÇÃO E DIÁLOGOS"
    "resumo" => "O “Clube de Leitura em Metodologias Ativas para o Ensino” é um projeto de extensão, vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Clube tem abrangência nacional, reunindo docentes da educação básica ao ensino superior desde maio de 2023, com 460 membros até abril de 2024. Nesse período foram lidos 4 livros: “Aprendizagem socioemocional por meio de metodologias ativas”, de Carolina Cavalcanti; “Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa”, de Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti; “A sala de aula inovadora”, de Fausto Camargo e Thuine Daros; “Metodologias Ativas no ensino superior o protagonismo do aluno” organizado por Blasius Debald. Como plataforma principal para administração do clube é utilizado um grupo WhatsApp que facilita a comunicação e o compartilhamento de materiais. O Padlet é disponibilizado para organizar os cronogramas de leitura e materiais complementares. Desde o início, todos os autores e co-autores dos livros mencionados participaram das lives que são transmitidas pelo Instagram do Clube @clube.metodologias.ativas. As lives são importantes para discussões ao vivo, aumentando a interação entre os membros. Essa estratégia amplia o alcance do clube e fortalece a comunidade de leitores. Vídeos das lives também ficam disponíveis no canal do Youtube para que os membros possam ver e rever quando quiserem. O sistema de gerenciamento de eventos da UNEMAT, o Sigeventos é utilizado para gerenciar os cursos e eventos ofertados pelo Clube, para emissão de certificação. Toda ação é gratuita e ocorre de modo online, permitindo que os membros façam Networking no grupo com membros de diversos locais do País. Este clube não apenas oferece uma oportunidade para os professores explorarem novas literaturas, mas os engaja em uma comunidade de aprendizado contínuo, apoiada por tecnologias e metodologias ativas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2625_TB3462_22052024143122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Fabiana Apareci"
    "autor_email" => "fabiana@unemat.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O “Clube de Leitura em Metodologias Ativas para o Ensino” é um projeto de extensão, vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Clube tem abrangência nacional, reunindo docentes da educação básica ao ensino superior desde maio de 2023, com 460 membros até abril de 2024. Nesse período foram lidos 4 livros: “Aprendizagem socioemocional por meio de metodologias ativas”, de Carolina Cavalcanti; “Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa”, de Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti; “A sala de aula inovadora”, de Fausto Camargo e Thuine Daros; “Metodologias Ativas no ensino superior o protagonismo do aluno” organizado por Blasius Debald. Como plataforma principal para administração do clube é utilizado um grupo WhatsApp que facilita a comunicação e o compartilhamento de materiais. O Padlet é disponibilizado para organizar os cronogramas de leitura e materiais complementares. Desde o início, todos os autores e co-autores dos livros mencionados participaram das lives que são transmitidas pelo Instagram do Clube @clube.metodologias.ativas. As lives são importantes para discussões ao vivo, aumentando a interação entre os membros. Essa estratégia amplia o alcance do clube e fortalece a comunidade de leitores. Vídeos das lives também ficam disponíveis no canal do Youtube para que os membros possam ver e rever quando quiserem. O sistema de gerenciamento de eventos da UNEMAT, o Sigeventos é utilizado para gerenciar os cursos e eventos ofertados pelo Clube, para emissão de certificação. Toda ação é gratuita e ocorre de modo online, permitindo que os membros façam Networking no grupo com membros de diversos locais do País. Este clube não apenas oferece uma oportunidade para os professores explorarem novas literaturas, mas os engaja em uma comunidade de aprendizado contínuo, apoiada por tecnologias e metodologias ativas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.