A inclusão e a acessibilidade têm ganhado espaço nas diversas áreas da educação, incluindo o ensino de física. No entanto, o atendimento às necessidades educacionais dos estudantes com deficiência ainda representa um desafio para os docentes. Uma abordagem que pode contribuir para a inclusão desses alunos é o uso de experimentos adaptados, especialmente no ensino de óptica, uma área considerada abstrata e que requer, em primeira instância, o sentido da visão para sua compreensão. Esta proposta apresenta a construção de experimentos de baixo custo e acessíveis para o ensino de óptica para estudantes com deficiência visual. O objetivo é facilitar a compreensão e o ensino de física, potencializando o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa experimental na elaboração dos artefatos. Foram desenvolvidos cinco experimentos adaptados que abordam conceitos fundamentais da óptica, como fontes de luz, meios ópticos, reflexão, refração e absorção da luz, e a decomposição da luz branca. Esses experimentos utilizam materiais de fácil acesso e baixo custo, além de recursos táteis e audiodescrição. A aplicação dessa proposta em sala de aula pode contribuir para a inclusão desses estudantes no ensino de física, além de estimular a criatividade e o desenvolvimento de novas estratégias metodológicas pelos docentes. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado como referência para o desenvolvimento de atividades experimentais acessíveis, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem da física para estudantes com deficiência visual.