A gamificação é uma estratégia pedagógica que se mostra relevante no ensino da língua portuguesa como L2 para alunos surdos, pois estimula o engajamento, a motivação e a aprendizagem por meio de jogos digitais. Por meio dessa abordagem, é possível desenvolver habilidades de escrita e compreensão linguística de forma lúdica e interativa, favorecendo a inclusão e a efetividade do processo educacional. Os objetivos desse trabalho são promover um ambiente de aprendizagem participativo e estimulante, além de facilitar a aquisição e a prática da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, com busca em algumas teorias da gamificação e na pedagogia inclusiva, buscando atender às necessidades específicas desse público-alvo, com a coleta de dados por meio da observação e da análise dos resultados obtidos. A metodologia utilizada envolve a seleção e o uso de aplicativos de gamificação focados no ensino da língua portuguesa, realizando atividades e desafios que promovam a escrita e compreensão linguística, entre eles, o Duolingo, o Quizlet, o Memrise, entre outros que facilitam esse processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados indicam uma melhora significativa no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos surdos, evidenciando a eficácia da gamificação como estratégia de ensino. Como conclusão, ressalta-se a importância de utilizar jogos digitais para potencializar o aprendizado da língua portuguesa como L2, promovendo a inclusão e a autonomia dos estudantes surdos.