O presente texto evidencia a importância da Didática na formação de professores de Licenciatura em Física, enfatizando que, além de dominar conteúdos científicos e métodos de ensino, os futuros docentes precisam compreender a realidade de forma crítica e reflexiva para que o aluno aprenda de maneira significativa. Gatti.(2013) aponta que a formação docente deve articular teoria e prática, preparando professores para lidar com a diversidade das salas de aula. Documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, reforçam essa necessidade. A metodologia adotada neste texto é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica baseada em autores como Gatti.(2013) e Libâneo (2017), que destacam a combinação de teoria e prática como fundamental na formação dos professores. Os resultados indicam que o conhecimento didático é crucial para a interação em sala de aula e para a formação crítica dos alunos. A abordagem colaborativa, que valoriza o conhecimento prévio dos alunos, é essencial para uma educação inovadora. O texto conclui que políticas e programas de formação docente devem focar tanto no conteúdo específico quanto nas habilidades pedagógicas, promovendo uma educação de qualidade e adaptada às realidades dos alunos. A Didática, como campo de estudo, fornece ferramentas essenciais para que os professores planejem, executem e avaliem o ensino de forma crítica e reflexiva. A formação docente deve ser contínua, com oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da carreira, permitindo que os professores atualizem seus conhecimentos e práticas pedagógicas conforme as necessidades educacionais evoluem. A integração de tecnologias educacionais também é destacada como um fator importante, proporcionando novas formas de engajamento e aprendizagem para os alunos. A criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde professores e alunos possam interagir de forma significativa, é vital para o sucesso educacional