Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO CEARÁ: O QUE DIZ O SAEB 2019

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo identifica aspectos relacionados aos diretores das escolas municipais das 184 redes públicas de ensino do estado do Ceará no que se refere ao perfil, gestão e participação e gestão pedagógica. A escolha pelas redes municipais se justifica na medida em que são elas responsáveis pela oferta, praticamente integral, do ensino fundamental público no estado do Ceará. As informações foram obtidas em 2.800 questionários do Diretor Escolar integrante do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), respondidos total ou parcialmente em 2019. Os microdados estão disponiveis na página do INEP e foram selecionadas 18 questões específicas referentes a informações pessoais e experiência profissional; gestão e participação e gestão pedagógica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, bibliográfica e documental, com a análise dos microdados realizada pelo Statistical Packages for the Social Sciences (SPSS) versão 26, o que favoreceu a construção das tabelas, gráficos, quadros, possibilitando uma análise mais consistente das variáveis apresentadas nas questões selecionadas. No que se refere ao perfil, a maioria dos diretores possui cor parda (68,5%) e que 75,8% possui experiência de 0 a 10 anos como diretor escolar. No que diz respeito à participação na gestão escolar, 83,1% das unidades escolares possui conselhos escolares ativos e dentre as parcerias com outros órgãos públicos, 88,1% mantém relação direta com as Secretarias Municipais de Educação (SME). No que se refere à gestão pedagógica, identificou-se que 97,5% dos diretores estabelecem metas de aprendizagem; 96,6% usam os resultados das avaliações externas para o aprimoramento do trabalho da gestão; e 94,6% utilizam metas associadas a indicadores educacionais. Os resultados obtidos demonstram que a gestão dos diretores das escolas públicas municipais do Ceará se aproxima cada vez dos ideais preconizados pelo novo gerencialismo, estabelecendo padrões de desempenho e contribuindo para que as redes de ensino obtenham avanços significativos nas avaliações externas.

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