Planejamento e avaliação são dois temas de crucial relevância, quando se trata do ensinoaprendizagem. São processos intrinsecamente ligados, em que um fornece suporte para concretização do outro, tendo em vista a atuação da avaliação como orientadora do planejamento no processo de ação-reflexão-ação da prática docente. O objetivo desta pesquisa é analisar o planejamento e a avaliação como integrantes de um movimento ininterrupto. Enfatizando a avaliação escolar como meio de (re)planejar as ações didático-pedagógicas, e reconhecendo-a como instrumento que amplia a possibilidade de notar os avanços e rupturas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que leva em consideração informações de estudos já realizados sobre o tema. A metodologia adotada foi a bibliográfica, embasada em autores como Luckesi (2020), Hoffmann (1992), Libâneo (1996), Vasconcelos (2010) e Azevedo (2013). Através deste estudo foi possível compreender que o planejamento e avaliação são processos intimamente ligados. A avaliação não é uma etapa isolada do planejamento, mas uma tarefa necessária em todo o processo de elaboração e execução do mesmo. Nesse sentido, o ato de planejar deve ser considerado um momento de autoqualificação, à medida que possibilita meios para que o educador verifique a qualidade do ensino que oferece e desse modo esteja em um contínuo processo de formação e aperfeiçoamento profissional.