A proposta desta pesquisa é analisar os desafios do ensino remoto em tempo de pandemia, covid-19, na rede municipal de ensino da cidade de Taperoá – BA e suas contribuições para educação híbrida. Entre as diversas causas que serão citadas ao longo da pesquisa, tenta-se colocar como ponto chave de reflexão deste estudo o fato de a forma como os discentes desenvolveu suas atividades pode estar comprometendo sua disposição e empenho nos estudos. Assim, surgiu o seguinte questionamento: Como os docentes que atuaram na Educação Básica, Anos Finais do Ensino Fundamental, em tempo de pandemia, covid-19, na rede municipal de ensino de Taperoá-BA, enfrentaram os desafios pedagógicos: metodológico e epistemológico na organização das suas atividades, mediado pela tecnologia digital? Entre os procedimentos metodológicos, essa pesquisa apresenta um caráter qualitativo. O caráter metodológico da pesquisa se dará pela pesquisa-ação. A técnica utilizada para a produção dos dados é a observação participante, entrevista semiestruturada e produção de conteúdos digitais. Como referencial teórico destacamos Dias (2021) , Kenski (2020) e Moreira (2022). Essa pesquisa se corporificaria em uma fase exploratória de diagnóstico da situação-problema, do estabelecimento dos objetivos, dos conhecimentos de referência da questão, da participação e autoria, da organização, execução e avaliação das ações, da análise das informações. Dessa forma, pretende-se produzir como produto final uma plataforma digital para formação de professores sobre Tecnologia Digital da rede municipal de ensino da cidade de Taperoá.