O FENÔMENO DA EVASÃO DE ALUNOS VENEZUELANOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), POR MEIO DA RESOLUÇÃO 007/18
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114591 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8175 "inscrito_id" => 16453 "titulo" => "O FENÔMENO DA EVASÃO DE ALUNOS VENEZUELANOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), POR MEIO DA RESOLUÇÃO 007/18" "resumo" => "A migração em massa de cidadãos venezuelanos para o Brasil, provocada pela crise política e econômica em seu país, apresentou desafios significativos para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), localizada na fronteira entre Brasil e Venezuela. Para responder a essa situação, a UFRR implementou a Resolução 007/18, destinada a oportunizar o acesso de estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade aos seus cursos de graduação. No entanto, a instituição enfrenta uma alta taxa de evasão entre esses alunos: dos 30 que ingressaram por meio do referido processo, em 2019, menos de 25% continuam ativos e apenas 01 conseguiu concluir o curso. Nesse contexto, este estudo investiga as principais causas do fenômeno, de forma a subsidiar medidas para promover a permanência e o sucesso acadêmico desse público. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, utilizando, como fontes, históricos escolares e relatos dos participantes da pesquisa, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os alunos venezuelanos enfrentam desafios consideráveis em sua jornada acadêmica, entre eles, a ausência de orientação e suporte necessários para se integrarem completamente à comunidade universitária. Além disso, a dificuldade em conciliar o horário das aulas, normalmente diurno, com o trabalho compromete sua estabilidade financeira, aumentando a propensão ao abandono dos estudos. Somando-se a isso, a falta de divulgação sobre os benefícios disponíveis impede a obtenção de recursos essenciais à permanência na universidade. A barreira linguística é outro complicador, dificultando, inclusive, o acesso a informações fundamentais para seu progresso. Diante desses desafios, que evidenciam uma inclusão excludente, é crucial que a UFRR atue proativamente para superar esses obstáculos, proporcionando um ambiente mais acolhedor, inclusivo e favorável ao sucesso acadêmico. Isso possibilitará que os estudantes venezuelanos atinjam e desenvolvam todo o seu potencial, tanto na comunidade universitária como na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16453_TB8175_06082024123506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA PAULA MARCELINO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDNA MAGALHÃES" "autor_email" => "ednammagalhaes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114591 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8175 "inscrito_id" => 16453 "titulo" => "O FENÔMENO DA EVASÃO DE ALUNOS VENEZUELANOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), POR MEIO DA RESOLUÇÃO 007/18" "resumo" => "A migração em massa de cidadãos venezuelanos para o Brasil, provocada pela crise política e econômica em seu país, apresentou desafios significativos para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), localizada na fronteira entre Brasil e Venezuela. Para responder a essa situação, a UFRR implementou a Resolução 007/18, destinada a oportunizar o acesso de estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade aos seus cursos de graduação. No entanto, a instituição enfrenta uma alta taxa de evasão entre esses alunos: dos 30 que ingressaram por meio do referido processo, em 2019, menos de 25% continuam ativos e apenas 01 conseguiu concluir o curso. Nesse contexto, este estudo investiga as principais causas do fenômeno, de forma a subsidiar medidas para promover a permanência e o sucesso acadêmico desse público. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, utilizando, como fontes, históricos escolares e relatos dos participantes da pesquisa, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os alunos venezuelanos enfrentam desafios consideráveis em sua jornada acadêmica, entre eles, a ausência de orientação e suporte necessários para se integrarem completamente à comunidade universitária. Além disso, a dificuldade em conciliar o horário das aulas, normalmente diurno, com o trabalho compromete sua estabilidade financeira, aumentando a propensão ao abandono dos estudos. Somando-se a isso, a falta de divulgação sobre os benefícios disponíveis impede a obtenção de recursos essenciais à permanência na universidade. A barreira linguística é outro complicador, dificultando, inclusive, o acesso a informações fundamentais para seu progresso. Diante desses desafios, que evidenciam uma inclusão excludente, é crucial que a UFRR atue proativamente para superar esses obstáculos, proporcionando um ambiente mais acolhedor, inclusivo e favorável ao sucesso acadêmico. Isso possibilitará que os estudantes venezuelanos atinjam e desenvolvam todo o seu potencial, tanto na comunidade universitária como na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16453_TB8175_06082024123506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA PAULA MARCELINO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDNA MAGALHÃES" "autor_email" => "ednammagalhaes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }