A migração em massa de cidadãos venezuelanos para o Brasil, provocada pela crise política e econômica em seu país, apresentou desafios significativos para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), localizada na fronteira entre Brasil e Venezuela. Para responder a essa situação, a UFRR implementou a Resolução 007/18, destinada a oportunizar o acesso de estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade aos seus cursos de graduação. No entanto, a instituição enfrenta uma alta taxa de evasão entre esses alunos: dos 30 que ingressaram por meio do referido processo, em 2019, menos de 25% continuam ativos e apenas 01 conseguiu concluir o curso. Nesse contexto, este estudo investiga as principais causas do fenômeno, de forma a subsidiar medidas para promover a permanência e o sucesso acadêmico desse público. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, utilizando, como fontes, históricos escolares e relatos dos participantes da pesquisa, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os alunos venezuelanos enfrentam desafios consideráveis em sua jornada acadêmica, entre eles, a ausência de orientação e suporte necessários para se integrarem completamente à comunidade universitária. Além disso, a dificuldade em conciliar o horário das aulas, normalmente diurno, com o trabalho compromete sua estabilidade financeira, aumentando a propensão ao abandono dos estudos. Somando-se a isso, a falta de divulgação sobre os benefícios disponíveis impede a obtenção de recursos essenciais à permanência na universidade. A barreira linguística é outro complicador, dificultando, inclusive, o acesso a informações fundamentais para seu progresso. Diante desses desafios, que evidenciam uma inclusão excludente, é crucial que a UFRR atue proativamente para superar esses obstáculos, proporcionando um ambiente mais acolhedor, inclusivo e favorável ao sucesso acadêmico. Isso possibilitará que os estudantes venezuelanos atinjam e desenvolvam todo o seu potencial, tanto na comunidade universitária como na sociedade em geral.