RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 19847 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência dos graduandos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Macau) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O foco é destacar as contribuições do programa e os benefícios que ele oferece para a formação docente. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e é baseado em uma revisão teórica sobre a formação de professores, considerando especificamente a participação dos graduandos do curso de Biologia no PIBID. A análise é sustentada por pesquisas em artigos científicos que embasam a experiência relatada. Os resultados indicam que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos futuros docentes. Através da integração entre teoria e prática proporcionada pelo programa, os graduandos desenvolvem um maior interesse e preparo para a carreira docente. A participação no PIBID permite que os estudantes reflitam mais profundamente sobre a profissão, estreitem os laços com a realidade escolar e aprimorem suas práticas de ensino. Além disso, o programa contribui significativamente para a melhoria da formação inicial, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios da profissão com mais competência e confiança. Em conclusão, o PIBID se revela fundamental para garantir uma formação docente de alta qualidade, oferecendo aos graduandos uma experiência prática valiosa e promovendo um alinhamento eficaz entre teoria e prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19847_TB8054_27102024150613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNATAN FELIPE SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNATAN" "autor_email" => "jhonnatanfelipe86@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 19847 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência dos graduandos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Macau) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O foco é destacar as contribuições do programa e os benefícios que ele oferece para a formação docente. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e é baseado em uma revisão teórica sobre a formação de professores, considerando especificamente a participação dos graduandos do curso de Biologia no PIBID. A análise é sustentada por pesquisas em artigos científicos que embasam a experiência relatada. Os resultados indicam que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos futuros docentes. Através da integração entre teoria e prática proporcionada pelo programa, os graduandos desenvolvem um maior interesse e preparo para a carreira docente. A participação no PIBID permite que os estudantes reflitam mais profundamente sobre a profissão, estreitem os laços com a realidade escolar e aprimorem suas práticas de ensino. Além disso, o programa contribui significativamente para a melhoria da formação inicial, preparando os futuros professores para enfrentar os desafios da profissão com mais competência e confiança. Em conclusão, o PIBID se revela fundamental para garantir uma formação docente de alta qualidade, oferecendo aos graduandos uma experiência prática valiosa e promovendo um alinhamento eficaz entre teoria e prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19847_TB8054_27102024150613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNATAN FELIPE SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNATAN" "autor_email" => "jhonnatanfelipe86@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }