Este trabalho é parte preliminar de pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem por objeto webséries cujo contexto é a escola, as quais são endereçadas ao público jovem. O objetivo é compreender como o capitalismo e a indústria cultural na era do streaming podem interferir na formação dos valores morais, estéticos, políticos e éticos do jovem de nossa época, uma vez que esse produto pode acompanhar, paulatinamente, o período de formação de uma geração, considerando que uma websérie, geralmente, dura aproximadamente 4 anos, como Sex Education, ou até 8, como Elite. Postulamos que de algum modo ocupam o tempo da formação de milhares de jovens. Isso, obviamente, pode naturalizar comportamentos e promover a objetivação de algumas ideias ou signos. Nossa pesquisa é teórico-bibliográfica, lançando mão da análise dos conteúdos, mediados pela lógica dialética, a partir do aporte teórico-epistemológico do materialismo histórico, que serviu de base para formulação da Teoria Crítica pelos filósofos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer, para compreender a lógica cultural do capitalismo. Sustentados por essas teorias e pela análise dos conteúdos, buscamos a essência para além do olhar trivial, pela síntese de múltiplas determinações materiais e sociais. Os estudos apontam uma pedagogia midiática que corrobora para o mainstream em relação a aspectos éticos, morais, estéticos e políticos