A desmotivação dos alunos para com a Geografia e História é um problema multifacetado, muitas vezes intensificado pelas metodologias de ensino tradicionais. Por isso, a gamificação na educação emerge como uma abordagem inovadora que visa impulsionar o engajamento discente e otimizar os resultados de aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto, intitulado: “Guerra dos Balaios: uma aventura pela revolta sertaneja no Maranhão” é um jogo de tabuleiro estratégico idealizado para o ensino da Guerra da Balaiada, um conflito sociopolítico de grande relevância para a história do Maranhão, ocorrido entre 1838 e 1841. A proposta prevê uma experiência educacional imersiva e enriquecedora para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, por meio da integração entre os elementos lúdicos e os conteúdos históricos e geográficos do estado maranhense. Neste sentido, o tabuleiro representa o mapa do estado do Maranhão e os jogadores assumem o papel de personagens históricos da Guerra da Balaiada. Ao longo do jogo, os alunos traçam estratégias para conquistar territórios e completar seus objetivos específicos, fazendo o uso de tabuleiro, cartas e dados. Dessa forma, o jogo promove o desenvolvimento de habilidades estratégicas como planejamento, tomada de decisões, resolução de problemas, negociação e trabalho em equipe. Ademais, através da jogabilidade com as cartas informativas e o mapa interativo, os alunos aprofundam seus conhecimentos sobre a Guerra da Balaiada ( personagens, causas, consequências e impacto na sociedade maranhense) e sobre as características geográficas do Maranhão: cidades, biomas, relevos e outros aspectos relevantes. Por fim, a experiência lúdica proporcionada pelo jogo aumenta o interesse e a participação dos alunos nas aulas de história e de geografia, combatendo a desmotivação e a evasão escolar. Desse modo, o projeto contribui para o resgate da memória histórica do Maranhão, valorizando a cultura local e promovendo o senso de pertencimento entre os alunos.