O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) é um componente curricular que integra a parte diversificada do currículo das escolas de tempo integral da rede pública do Ceará. Em relação ao tema central das atividades, o NTPPS divide-se nas seguintes esferas: 1ª série - escola e família; 2ª série - comunidade; 3ª série - trabalho e sociedade. Estes temas orientam todas as atividades em cada série do ensino médio e guia o trabalho pedagógico na perspectiva de desenvolver as competências pessoais e socioemocionais, assim como pesquisas escolares. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da percepção dos professores, de como se dá a efetivação desse componente curricular no ambiente escolar, bem como sobre o impacto para os estudantes do ensino médio que tem o NTPPS como disciplina obrigatória. O embasamento teórico tem por base autores da teoria crítica e pós-crítica da sociologia do currículo, que consideram o currículo como construção histórica e defendem o modelo de educação pautada nos preceitos democráticos. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento de coleta de dados questionários semiestruturados aplicados com os professores da escola. Os resultados apontam que os docentes percebem sua atuação como interdisciplinar e transformadora, uma vez que, o NTPPS produz outras formas de aprendizagens mais significativas dentro da escola, respeitando os saberes trazidos pelos jovens, no que se refere a escolha por temáticas de pesquisa de seu interesse; na necessidade de melhoria nas relações consigo e com os outros; na aprendizagem de técnicas e instrumentos investigativos auxiliando na própria vida do educando, oportunizando um aluno mais participativo e consciente da sua realidade social.