Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da refração e reflexão luminosa. Percebemos que os livros analisados, ao fazerem uma abordagem imagética dos fenômenos supracitados, trazem a situação gráfica de apenas um raio de luz incidindo em uma superfície de separação e, em seguida, passando para outro meio de propagação. Dessa maneira, as ilustrações omitem a existência do raio de luz que é refletido pela superfície, o que promove um entendimento equivocado por parte do estudante, uma vez que os dois fenômenos – reflexão e refração - coexistem. O presente trabalho propõe, portanto, um aprofundamento a respeito da importância do recurso imagético no processo de construção do conhecimento e a relação de sua importância com a possível defasagem de aprendizado gerada pelo descuido dos materiais didáticos de suporte em relação à representação das imagens. A partir de uma abordagem bibliográfica, este estudo realizou uma análise detalhada de quatro livros didáticos trabalhados no Ensino Médio, propondo uma alternativa para a melhoria dessa realidade, com vistas à promoção de avanços na qualidade e na construção do conhecimento de Óptica Geométrica por parte dos estudantes da Educação Básica.