Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FENÔMENO DA REFRAÇÃO DA LUZ NOS LIVROS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110752 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 11167 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FENÔMENO DA REFRAÇÃO DA LUZ NOS LIVROS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da refração e reflexão luminosa. Percebemos que os livros analisados, ao fazerem uma abordagem imagética dos fenômenos supracitados, trazem a situação gráfica de apenas um raio de luz incidindo em uma superfície de separação e, em seguida, passando para outro meio de propagação. Dessa maneira, as ilustrações omitem a existência do raio de luz que é refletido pela superfície, o que promove um entendimento equivocado por parte do estudante, uma vez que os dois fenômenos – reflexão e refração - coexistem. O presente trabalho propõe, portanto, um aprofundamento a respeito da importância do recurso imagético no processo de construção do conhecimento e a relação de sua importância com a possível defasagem de aprendizado gerada pelo descuido dos materiais didáticos de suporte em relação à representação das imagens. A partir de uma abordagem bibliográfica, este estudo realizou uma análise detalhada de quatro livros didáticos trabalhados no Ensino Médio, propondo uma alternativa para a melhoria dessa realidade, com vistas à promoção de avanços na qualidade e na construção do conhecimento de Óptica Geométrica por parte dos estudantes da Educação Básica.Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da r" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11167_TB2636_27102024191042.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110752 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 11167 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FENÔMENO DA REFRAÇÃO DA LUZ NOS LIVROS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da refração e reflexão luminosa. Percebemos que os livros analisados, ao fazerem uma abordagem imagética dos fenômenos supracitados, trazem a situação gráfica de apenas um raio de luz incidindo em uma superfície de separação e, em seguida, passando para outro meio de propagação. Dessa maneira, as ilustrações omitem a existência do raio de luz que é refletido pela superfície, o que promove um entendimento equivocado por parte do estudante, uma vez que os dois fenômenos – reflexão e refração - coexistem. O presente trabalho propõe, portanto, um aprofundamento a respeito da importância do recurso imagético no processo de construção do conhecimento e a relação de sua importância com a possível defasagem de aprendizado gerada pelo descuido dos materiais didáticos de suporte em relação à representação das imagens. A partir de uma abordagem bibliográfica, este estudo realizou uma análise detalhada de quatro livros didáticos trabalhados no Ensino Médio, propondo uma alternativa para a melhoria dessa realidade, com vistas à promoção de avanços na qualidade e na construção do conhecimento de Óptica Geométrica por parte dos estudantes da Educação Básica.Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da r" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11167_TB2636_27102024191042.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa objetiva uma análise acerca das imagens utilizadas em alguns livros didáticos de Física trabalhados no ensino médio quando abordam o conteúdo da refração e reflexão luminosa. Percebemos que os livros analisados, ao fazerem uma abordagem imagética dos fenômenos supracitados, trazem a situação gráfica de apenas um raio de luz incidindo em uma superfície de separação e, em seguida, passando para outro meio de propagação. Dessa maneira, as ilustrações omitem a existência do raio de luz que é refletido pela superfície, o que promove um entendimento equivocado por parte do estudante, uma vez que os dois fenômenos – reflexão e refração - coexistem. O presente trabalho propõe, portanto, um aprofundamento a respeito da importância do recurso imagético no processo de construção do conhecimento e a relação de sua importância com a possível defasagem de aprendizado gerada pelo descuido dos materiais didáticos de suporte em relação à representação das imagens. A partir de uma abordagem bibliográfica, este estudo realizou uma análise detalhada de quatro livros didáticos trabalhados no Ensino Médio, propondo uma alternativa para a melhoria dessa realidade, com vistas à promoção de avanços na qualidade e na construção do conhecimento de Óptica Geométrica por parte dos estudantes da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.