Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE CRISE AMBIENTAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Dentre os inúmeros problemas ambientais contemporâneos, a degradação dos mananciais de água, a devastação da vegetação nativa, o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global têm se destacado, configurando-se como os grandes propulsores da crise ambiental atual. Entendendo que eles se relacionam e geram outras questões ambientais, interferindo direta e indiretamente na saúde ambiental e humana, trazemos um recorte de uma pesquisa de Educação Ambiental (EA) Crítica, apoiada na perspectiva emancipatória freiriana e nas propostas de Guimarães e Layrargues, realizada com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos) de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de formação continuada e permanente de professores. A mesma discutiu a degradação dos mananciais de água, relacionando-a com estes problemas citados e, principalmente, com a proliferação das cianobactérias e as respectivas consequências nos ecossistemas e na população humana. Neste recorte, trazemos os resultados oriundos de uma atividade com caráter lúdico de ‘resposta imediata’, que objetivou sistematizar as percepções e concepções prévias latentes dos sujeitos através de uma associação rápida de uma palavra à temática abordada com posteriores momentos de reflexão individual e coletiva, auxiliando a criar subsunçores sobre os conteúdos/temas abordados para sua posterior apresentação e discussão. Os resultados revelaram que as participantes do estudo, apesar de perceberem e evidenciarem vários problemas ambientais de sua região, tinham pouco conhecimento referente aos processos de degradação abordados, principalmente quanto ao aquecimento global e às cianobactérias, não conseguindo fazer relações entre eles. Destacamos que as docentes participaram ativamente da atividade, mostrando interesse em desenvolvê-la em suas aulas. Ante aos resultados, consideramos imprescindível que as instituições de pesquisa se aproximem das escolas da Educação Básica, levando e discutindo temas ambientais e a EA com seus integrantes em um contexto lúdico e interdisciplinar.

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