A sociedade atualmente exige competências e habilidades que o modelo convencional de aula expositiva não consegue desenvolver. Nesse cenário, a educação passa por uma série de transformações para atender essas exigências. Uma das soluções é a adoção de metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Nessa abordagem, o método coloca o estudante como o centro do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma aprendizagem construtiva, formadora e colaborativa entre os pares. Para identificar as principais soluções de adoção da Aprendizagem Baseada em Projetos, exclusivamente no ensino de Matemática, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, através de uma revisão sistemática da literatura científica, adotando-se a metodologia PRISMA, no período de 2019 a 2023. Essa pesquisa teve como objetivo analisar quantitativamente o perfil de publicação (número, citações e países), os impactos da adoção da ABP, principalmente no engajamento dos alunos, o contexto educacional dominante dessas adoções, assim como o escopo metodológico adotado nessas pesquisas. Para tanto, foi utilizado o banco de dados Web of Science. Inicialmente, foram selecionados 67 artigos com títulos alinhados com a proposta de revisão. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 58 artigos passaram para a fase de análise, onde foram novamente selecionados 21 artigos. Por fim, após uma leitura mais detalhada, 2 artigos foram analisados. Nessa pesquisa de caráter quali-quantitativo, percebeu-se que as publicações se concentram nos anos de 2021 a 2023, com predominância dos países da Espanha e dos EUA. A adoção da abordagem ABP aumentou o rendimento e a criatividade dos alunos. Em relação à participação, houve um aumento no engajamento nas atividades realizadas, o que possivelmente provocou a internalização de conceitos dos conteúdos, em uma aprendizagem estimulada pelo ensino da Matemática.