Constitui o objetivo geral deste estudo reputar o conhecimento da teoria freiriana sobre a Pedagogia do Afeto. Para se obter o proposto anteriormente, foram apontados como objetivos específicos apresentar ações concretas sob influência da teoria freiriana realizadas na sala de aula ao longo de 20 anos de experiência como professoras de língua inglesa e estabelecer a importância da referida teoria no cotidiano escolar. Destaca-se que uma das vias de compreensão e execução da rotina escolar é intensificar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores, destacando que a afetividade e a cognição são indissociáveis. Ao falar de afetividade na relação entre professor e aluno, é importante articular as emoções, a motivação, a resolução de conflitos, além, claro dos conteúdos estudados e aprendidos diariamente. A teoria da Pedagogia do Afeto (Freire, 1996) prioriza a integração entre professores e alunos e promove um convívio pacífico nas relações de sala de aula. Consorciados a esta base teórica estão os princípios constituidores da Teoria Psicogenética da Afetividade de Wallon. A partir deste contexto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, buscando diálogos entre livros, teses e artigos científicos para fundamentação teórica do trabalho. Além da pesquisa bibliográfica, foram também colhidos depoimentos de colegas professores e alunos, com o objetivo de certificar a importância da teoria no cotidiano escolar. Conclui-se que o respeito e a cumplicidade promovidos em ambiente escolar acarretam resultados satisfatórios para o ensino e a aprendizagem, não somente em sala de aula, mas em todos os âmbitos da vida dos alunos.