A formação de leitores é uma tarefa árdua e lenta. Nas aulas de língua portuguesa e literatura, os celulares desviavam a atenção dos estudantes e eram apontados como vilões. Até que, em vez de escondê-los, foram transformados em ferramentas de apoio à leitura. O objetivo deste texto é apresentar passos metodológicos no ensino da literatura com a ajuda das Tecnologias de Informação e Comunicação. Apesar de aparelhos celulares não serem acessíveis a todos, redescobrimos os artistas ocultos em cada sala. Ao criar o blog Toque Poético, para que as produções estudantis e literaturas que vivem às margens circulassem, fez-se necessário buscar outros espaços digitais favoráveis ao engajamento estudantil. A literatura em rede rompeu as paredes da escola e, de forma efetiva, ajuda na formação de leitores e leitoras que buscam espaços digitais de aprendizagem. Foucault, Derrida, Barthes e Deleuze trazem contribuições pertinentes para todos e todas que desejam mudar a ordem do discurso, transgredindo o que está posto para fazer da literatura uma arma de guerra. Os resultados são visíveis: estudantes mais atuantes, leitores, escritores e, consequentemente, mais críticos.