Este trabalho trata-se de um recorte de uma tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem, portanto, como objetivo apresentar os resultados parciais deste estudo, que investigou sobre o espaço da literatura na escola, tendo como um dos objetivos a elaboração de propostas didático-metológicas para a formação do leitor a partir de diretrizes de mediação de leitura literária, construídas para o contexto do Ensino Fundamental, anos finais. Compreendemos que uma das funções da literatura é a formação do leitor, entretanto seu processo de escolarização vem sendo ainda um dos grandes desafios para muitos docentes (COSSON, 2020), o que tem exigido a prática de leitura literária mediada e sistematizada. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se em Cosson (2020, 2018), Zilberman (2008), Soares (2005, 2011), Dalvi (2013), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2003, 2007, 2014), Aragão (2013), Mendoza (2004, 2010), Barbosa e Barbosa (2013), dentre outro(a)s. O contexto de nossa pesquisa foi em uma escola da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, tendo como sujeitos estudantes de uma turma de 8º Ano. Esta pesquisa foi inspirada na pesquisa-ação. Os resultados parciais deste estudo nos mostraram que o processo de mediação de leitura literária na escola e a formação do(a) professor(a) mediador(a) de leitura são cruciais para a formação do leitor na escola.