VIANA, Kayky Solidade. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/110835>. Acesso em: 22/11/2024 17:06
Neste trabalho exploraremos perspectivas de autores sobre funk carioca como cultura popular e sua expansão, ultrapassando fronteiras cariocas. O funk carioca, criado pelos negros norte- americanos na década de 70, tem sido uma poderosa atração para jovens e uma fonte de diversão em festas, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro. Originado nos subúrbios cariocas durante a transição do black music para o Miami Bass, o funk carioca recebeu influências diretas do gênero soul dos Estados Unidos. Sua principal característica é a batida conhecida popularmente como "pancadão". O funk carioca tem sido objeto de debate, com alguns considerando-o como forma de alienação e outros enxergando-o como uma expressão da cultura popular. Para compreender melhor essa questão, podemos recorrer à perspectiva de Peter Burke sobre a definição de cultura popular. Burke afirma que cultura é uma construção de significados, enquanto o termo "popular" se refere a uma cultura não-elite, uma cultura não oficial, muitas vezes considerada subordinada. Hermano Vianna amplia essa discussão ao afirmar que o "popular" é aquilo que é consumido por um número significativo de indivíduos, podendo ser tanto intelectual quanto autêntico. O antropólogo também questiona quem define o que é autêntico e o que não é nessa "cultura popular"