O presente estudo investiga a eficácia da biomimética e o quanto ela é contributiva para o ambiente educacional no processo de ensino-aprendizagem, em paridade com a emulação pautada pela biomimética, focalizando na cooperação que há entre a teoria supracitada e os princípios da psicologia em seu âmbito comportamental e social, sendo equiparados as vantagens que a natureza proporciona para uma aprendizagem efetiva, pondo em foco a analogia que há entre eussocialidade e afetividade, e os benefícios que ocorre com a interação dos seres humanos e natureza, sintetizando a biofilia, independente da fase ou estágio de seu desenvolvimento, tanto de modo individual quanto coletivo. Foi desenvolvido com o objetivo de incentivar pessoas a ter vivências com a natureza, durante toda escolarização, e curso educacional cotidiano, pautadas por experiências teóricas ativas, tendo em vista propor um resgate de vivências com a natureza, porque é fundamental para a espécie humana, principalmente para crianças e jovens em período escolar, porque o homem e o meio ambiente são indissociáveis. Para tanto, foi necessário integrar estudos da biomimética para a educação, sob a luz da bióloga Janine Benyus, fundadora e desenvolvedora. Para contribuir com a pesquisa, foi integrada a teoria Behaviorista, que expressa a importância do meio social para o homem e suas influências emulativas no comportamento e no aprender. Outrossim, é expressa nesta pesquisa a teoria de Jean Piaget e Henri Wallon para enfatizar a importância da afetividade no decurso da aquisição do conhecimento, sendo congénere a biofilia e eussocialidade. É acrescentado o arcabouço teórico de Vygotsky para abordar a socioculturalidade, que influi diretamente no meio ambiente, no meio natural, e na experiência do homem com a natureza. Realizou-se, assim, uma pesquisa de revisão de literatura e bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa.