O presente trabalho surgiu através de uma atividade de sala de aula em duas escolas do Ensino Fundamental de Anos Finais no município de Araçoiaba/PE, onde foi solicitado aos estudantes uma pesquisa da disciplina de Geografia sobre a realidade do trabalhador do corte da cana-de-açúcar, tendo em vista que este município possui uma significativa parcela da população empregada nesta função devido a atividade econômica da monocultura, sendo esta uma prática que corrobora a degradação ambiental. O objetivo é analisar as atividades produzidas pelos estudantes com a finalidade de construir em sala de aula uma compreensão sobre a realidade do trabalhador do corte da cana, salientando o alto nível de desgaste físico ao qual este está submetido, despertar nos alunos o senso crítico sobre a ocupação do território do seu município pela cana-de-açúcar e compreender que esta atividade contribui para a permanência do latifúndio atendendo aos interesses do mercado local e externo contribuindo com os problemas ambientais. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi feita através de entrevistas entre os parentes cortadores de cana. Os estudantes realizaram as entrevistas com seus pais, tios, avós e moradores da comunidade, e desta feita, eles mesmos construíram o conhecimento acerca do tema permitindo o apontamento de caminhos à superação da educação bancária, sendo assim, um trabalho que se contrapõe ao ensino tradicional, e esta contraposição é pensada considerando uma prática de ensino que tenha sentido para a vida do estudante valorizando a sua realidade e da sua comunidade.