Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELO USO INDEVIDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FOTOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108950
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 3657
    "titulo" => "OS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELO USO INDEVIDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FOTOGRAFIA"
    "resumo" => "A fotografia figura como uma das invenções instituídas no contexto da Revolução Industrial, sendo designada enquanto possibilidade inovadora de informação e conhecimento, mecanismo de apoio à pesquisa nos diferentes setores da ciência e como meio de expressão artística. Além disso, a fotografia também tem sido utilizada como recurso didático em sala de aula o que pressupõe compreende-la enquanto fonte significativa à formação humana. Se considerarmos que a sociedade contemporânea está cada vez mais conectada e globalizada, o trabalho com esta fonte torna-se fundamental. O que testemunhamos na atualidade é uma popularização dos mecanismos informacionais, em diversas instâncias do nosso cotidiano, um exemplo disso é a Inteligência Artificial, que apesar de não ser uma novidade, tem ganhado um protagonismo, cuja qual, vem gerando um sistema de alerta. Pensando nisso, este estudo propõe discutir até que ponto a IA pode intervir positiva ou negativamente no processo de ensino/aprendizagem. Nosso objetivo foi problematizar acerca do papel assumido pela fonte fotográfica em se tratando do contexto da IA. Logo, podemos interpretá-la como um instrumento a serviço da alienação ou como um potencial de incentivo a criticidade? Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e fundamentamos nossa pesquisa em autores como Kossoy (2020), Guerra e Marcus Júnior (2023), Sontag (2004), Barthes (2000) e Muanis (2023). Constatamos que a IA, como campo de estudo multidisciplinar, tem promovido avanços consideráveis e, inferimos, irreversíveis, em termos de inovação, eficiência e desenvolvimento. Contudo, quando levamos esse debate para o âmbito educacional, identificamos pontos positivos e negativos, uma vez que, ao mesmo tempo que IA é capaz de promover a instauração de uma aula dialógica, fundamentada na criticidade quanto a veracidade do documento imagético, da mesma forma, a depender de como ocorre a interlocução entre professor-aluno-objeto, o assunto, torna-se, tão somente, um determinismo, resultando assim, numa ótica alienante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3657_TB128_19072024132709.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA KARINA SOARES DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "KARINA SOARES"
    "autor_email" => "karinamacedopedagoga@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108950
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 3657
    "titulo" => "OS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELO USO INDEVIDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FOTOGRAFIA"
    "resumo" => "A fotografia figura como uma das invenções instituídas no contexto da Revolução Industrial, sendo designada enquanto possibilidade inovadora de informação e conhecimento, mecanismo de apoio à pesquisa nos diferentes setores da ciência e como meio de expressão artística. Além disso, a fotografia também tem sido utilizada como recurso didático em sala de aula o que pressupõe compreende-la enquanto fonte significativa à formação humana. Se considerarmos que a sociedade contemporânea está cada vez mais conectada e globalizada, o trabalho com esta fonte torna-se fundamental. O que testemunhamos na atualidade é uma popularização dos mecanismos informacionais, em diversas instâncias do nosso cotidiano, um exemplo disso é a Inteligência Artificial, que apesar de não ser uma novidade, tem ganhado um protagonismo, cuja qual, vem gerando um sistema de alerta. Pensando nisso, este estudo propõe discutir até que ponto a IA pode intervir positiva ou negativamente no processo de ensino/aprendizagem. Nosso objetivo foi problematizar acerca do papel assumido pela fonte fotográfica em se tratando do contexto da IA. Logo, podemos interpretá-la como um instrumento a serviço da alienação ou como um potencial de incentivo a criticidade? Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e fundamentamos nossa pesquisa em autores como Kossoy (2020), Guerra e Marcus Júnior (2023), Sontag (2004), Barthes (2000) e Muanis (2023). Constatamos que a IA, como campo de estudo multidisciplinar, tem promovido avanços consideráveis e, inferimos, irreversíveis, em termos de inovação, eficiência e desenvolvimento. Contudo, quando levamos esse debate para o âmbito educacional, identificamos pontos positivos e negativos, uma vez que, ao mesmo tempo que IA é capaz de promover a instauração de uma aula dialógica, fundamentada na criticidade quanto a veracidade do documento imagético, da mesma forma, a depender de como ocorre a interlocução entre professor-aluno-objeto, o assunto, torna-se, tão somente, um determinismo, resultando assim, numa ótica alienante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3657_TB128_19072024132709.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA KARINA SOARES DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "KARINA SOARES"
    "autor_email" => "karinamacedopedagoga@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A fotografia figura como uma das invenções instituídas no contexto da Revolução Industrial, sendo designada enquanto possibilidade inovadora de informação e conhecimento, mecanismo de apoio à pesquisa nos diferentes setores da ciência e como meio de expressão artística. Além disso, a fotografia também tem sido utilizada como recurso didático em sala de aula o que pressupõe compreende-la enquanto fonte significativa à formação humana. Se considerarmos que a sociedade contemporânea está cada vez mais conectada e globalizada, o trabalho com esta fonte torna-se fundamental. O que testemunhamos na atualidade é uma popularização dos mecanismos informacionais, em diversas instâncias do nosso cotidiano, um exemplo disso é a Inteligência Artificial, que apesar de não ser uma novidade, tem ganhado um protagonismo, cuja qual, vem gerando um sistema de alerta. Pensando nisso, este estudo propõe discutir até que ponto a IA pode intervir positiva ou negativamente no processo de ensino/aprendizagem. Nosso objetivo foi problematizar acerca do papel assumido pela fonte fotográfica em se tratando do contexto da IA. Logo, podemos interpretá-la como um instrumento a serviço da alienação ou como um potencial de incentivo a criticidade? Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e fundamentamos nossa pesquisa em autores como Kossoy (2020), Guerra e Marcus Júnior (2023), Sontag (2004), Barthes (2000) e Muanis (2023). Constatamos que a IA, como campo de estudo multidisciplinar, tem promovido avanços consideráveis e, inferimos, irreversíveis, em termos de inovação, eficiência e desenvolvimento. Contudo, quando levamos esse debate para o âmbito educacional, identificamos pontos positivos e negativos, uma vez que, ao mesmo tempo que IA é capaz de promover a instauração de uma aula dialógica, fundamentada na criticidade quanto a veracidade do documento imagético, da mesma forma, a depender de como ocorre a interlocução entre professor-aluno-objeto, o assunto, torna-se, tão somente, um determinismo, resultando assim, numa ótica alienante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.