TECENDO EXPERIÊNCIAS NO PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES E EM UMA MINERADORA: POTENCIAIS DE UMA AULA DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5900 "inscrito_id" => 4232 "titulo" => "TECENDO EXPERIÊNCIAS NO PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES E EM UMA MINERADORA: POTENCIAIS DE UMA AULA DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "O ensino de Química em espaços não formais tem sido amplamente debatido devido às suas características únicas, que promovem autonomia e interatividade na criação de pensamentos que experimentam as multiplicidades do processo do aprender. Esses espaços incentivam modos de vida coletiva e, ao mesmo tempo, provocam os sujeitos a mobilizar conhecimentos a partir da prática, vivência, percepção, sentidos e afetos relacionados aos objetos de estudo. Nessa direção, neste trabalho buscou-se relatar experiências vivenciadas por estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Química durante uma aula de campo desenvolvida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF-Campus Serra da Capivara/PI), no âmbito da disciplina “Núcleo-Temático: Espaços não formais de Educação”. Esse estudo foi desenvolvido em novembro de 2023 ao explorar os potenciais do pensamento contextual-interdisciplinar de dois espaços não formais de educação ambiental: (i) o Parque Nacional Serra das Confusões - Caracol/PI e (ii) a Mineradora Galvani - Angico dos Dias/BA. A imersão no Parque proporcionou uma experiência sensitiva junto à fauna e flora do ambiente, onde as aprendizagens adquiridas coletivamente estavam indissociavelmente ligadas às percepções dos participantes. A observação das pinturas rupestres permitiu uma compreensão sensorial de que os artefatos da história humana estão atravessados por saberes tradicionais da ancestralidade que possibilitam conexões com o ensino de Química e outras ciências. Já a visita técnica à Mineradora Galvani contribuiu para uma compreensão prática dos saberes acadêmicos, articulados aos processos científico-tecnológicos envolvidos na extração (na lavra) e no beneficiamento dos minerais, assim como nas análises químicas do concentrado fosfático. Essas experiências despertaram a curiosidade intelectual dos acadêmicos e provocaram questionamentos sobre os impactos socioambientais da mineração na comunidade local. Esse processo afirma uma política de produção de conhecimento que valoriza a interlocução entre sensibilidades-afetivas dos sujeitos e saberes científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4232_TB5900_27102024233841.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericasousa6124@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5900 "inscrito_id" => 4232 "titulo" => "TECENDO EXPERIÊNCIAS NO PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES E EM UMA MINERADORA: POTENCIAIS DE UMA AULA DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "O ensino de Química em espaços não formais tem sido amplamente debatido devido às suas características únicas, que promovem autonomia e interatividade na criação de pensamentos que experimentam as multiplicidades do processo do aprender. Esses espaços incentivam modos de vida coletiva e, ao mesmo tempo, provocam os sujeitos a mobilizar conhecimentos a partir da prática, vivência, percepção, sentidos e afetos relacionados aos objetos de estudo. Nessa direção, neste trabalho buscou-se relatar experiências vivenciadas por estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Química durante uma aula de campo desenvolvida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF-Campus Serra da Capivara/PI), no âmbito da disciplina “Núcleo-Temático: Espaços não formais de Educação”. Esse estudo foi desenvolvido em novembro de 2023 ao explorar os potenciais do pensamento contextual-interdisciplinar de dois espaços não formais de educação ambiental: (i) o Parque Nacional Serra das Confusões - Caracol/PI e (ii) a Mineradora Galvani - Angico dos Dias/BA. A imersão no Parque proporcionou uma experiência sensitiva junto à fauna e flora do ambiente, onde as aprendizagens adquiridas coletivamente estavam indissociavelmente ligadas às percepções dos participantes. A observação das pinturas rupestres permitiu uma compreensão sensorial de que os artefatos da história humana estão atravessados por saberes tradicionais da ancestralidade que possibilitam conexões com o ensino de Química e outras ciências. Já a visita técnica à Mineradora Galvani contribuiu para uma compreensão prática dos saberes acadêmicos, articulados aos processos científico-tecnológicos envolvidos na extração (na lavra) e no beneficiamento dos minerais, assim como nas análises químicas do concentrado fosfático. Essas experiências despertaram a curiosidade intelectual dos acadêmicos e provocaram questionamentos sobre os impactos socioambientais da mineração na comunidade local. Esse processo afirma uma política de produção de conhecimento que valoriza a interlocução entre sensibilidades-afetivas dos sujeitos e saberes científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4232_TB5900_27102024233841.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA DE SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericasousa6124@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }