Este estudo de caso tem como objetivo investigar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal - Brasil. A pesquisa será conduzida com estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio e professores de diferentes disciplinas. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. O foco será na aplicação do GPT na produção textual conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, explorando tanto as vantagens quanto as limitações da tecnologia. A metodologia inclui um estudo de caso com alunos do ensino médio, utilizando questionários e entrevistas para avaliar o impacto do GPT na produção textual. Além disso, a pesquisa examinará a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita, e buscará formular recomendações práticas e éticas para a integração do GPT na educação. O resultado final incluirá a criação de um e-book como Recurso Educacional Aberto (REA), oferecendo diretrizes e sugestões para educadores. A revisão de literatura já revela que os prompts são fundamentais para interações bem-sucedidas com a IA, proporcionando novas possibilidades educativas. Os resultados indicam que a IA pode ser uma aliada poderosa na educação, desde que os professores sejam capacitados a utilizar essas tecnologias de forma eficaz e sugere que a integração da IA na educação deve ser vista como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, preparando melhor os alunos para o ENEM e para o futuro.