Este estudo foi desenvolvido por meio de indagações existentes a respeito das necessidades de trabalhar metodologias alfabetizadoras que contribuam para a inclusão de crianças com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Visto que, esses sujeitos tendem a serem excluídos dentro do processo de aprendizagem devido a falta de conhecimento por parte dos educadores e de práticas de alfabetização específicas para o atendimento individualizado. Diante do exposto, essa pesquisa tem como objetivo investigar que estratégias alfabetizadoras podem ser realizadas para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com TDAH. Assim, buscamos por meio da pesquisa bibliográfica, que possibilitou investigar estudos já publicados por outros autores relacionados à temática, refletir sobre a necessidade de discutir esse tema no âmbito científico e assim promover conhecimentos voltados para a inclusão escolar das crianças no processo de alfabetização. Com isso, essa pesquisa tem viés qualitativo, uma vez que tem-se interesse de analisar os aspectos subjetivos e não apenas quantificar os dados obtidos. Desse modo, o texto fundamenta-se nas obras dos seguintes autores: Mantoan (2003); Rohde e Halpen (2009); Smith (2007); Soares (2020). Também no documento DSM-5 (2014) e no web site ABDA. A análise desses textos e documento possibilita compreender que o processo de alfabetização de criança com TDAH pode apresentar desafios diferentes, cada criança possui uma maneira única de manifestar o transtorno que pode ser expresso na dificuldade em prestar atenção, inquietude, impulsividade, dificuldade em seguir instruções, organização e planejamento. Sendo assim, é necessário um olhar individualizado para cada criança e adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades específicas, que podem ser desenvolvidas na divisão das tarefas em etapas menores, usar materiais visuais e tornar as aulas mais lúdicas.