Este trabalho aborda a importância da pedagogia de projeto como metodologia de ensino e apresenta suas contribuições na aprendizagem de alunos de uma turma das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, através de uma experiência de um projeto de ensino realizado nessa turma no ano de 2023. O trabalho com projetos na escola permite ao aluno refletir, construir, descobrir e redescobrir conhecimentos, por meio de sua interação com o objeto e ser estudado. Assim, alunos do segundo ano, das Séries Iniciais da Escola Municipal Maria de Jesus Medeiros de Lima, situada na cidade de Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte, aprenderam sobre a educação para o trânsito, através de um projeto de ensino intitulado: “trânsito seguro”, planejado de forma coletiva entre os alunos e a professora da turma. Isso porque a educação tem como principal função formar sujeitos, homens e mulheres com várias competências como: criticidade, autonomia e responsabilidade para a sua convivência consciente no meio social. Nesse sentido, a prática pedagógica é um eixo de grande importância para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem e a pedagogia de projeto pode ser uma alternativa eficaz para promover a formação desse sujeito social. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da pedagogia de projeto como metodologia de ensino e suas contribuições no processo de aprendizagem de alunos do segundo ano, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, na cidade de Parnamirim, Rio grande do Norte, tendo como autores principais: Hernandez (1998); Delores (2000); e Pinheiro (2016). Os resultados obtidos foram: uma maior interação e cooperação entre os alunos, além do aperfeiçoamento da leitura e da escrita, desenvolvimento da oralidade e aprendizado para a vida, pois a temática trabalhada foi a educação para o trânsito.