O presente estudo tem por objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes com necessidades educacionais especiais considerando as grandes regiões do Brasil. Foram usados as bases dos microdados do Censo Escolar de 2019. Empregaram-se diferentes metodologias, incluindo análises estatística descritiva, com o apoio de tabelas e gráficos para a visualização dos dados. As variáveis investigadas foram: sexo, idade, tipo de deficiência e cor/raça. O estudo fundamenta-se em literatura que discute o perfil sociodemográfico de estudantes com e sem deficiência. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes com necessidades educacionais especiais são do sexo masculino representando cerca de 2/3 do valor total, residem na zona urbana e em sua maioria apresentam deficiência intelectual. Destacam-se no estudo a importância da análise do perfil sociodemográfico regional para intervenções estratégicas do estado para a otimização de políticas públicas locais. Portanto, com o estudo foi possível identificar tanto disparidades quanto similaridades significativas entre regiões, auxiliando no reordenamento de políticas educacionais específicas para diferentes grupos de estudantes com deficiência, de acordo com as realidades locais. Finalmente, o estudo discute a importância em expandir a agenda de pesquisa para investigar possíveis discrepâncias nos perfis sociodemográficos de estudantes com deficiência em regiões mais desenvolvidas do Brasil.