DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A TEORIA MARXISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111122 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3161 "inscrito_id" => 3066 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A TEORIA MARXISTA" "resumo" => "Através da ideia de racismo estrutural, afirmamos com base no Materialismo Histórico-dialético, que a população negra é afetada intensivamente pela crise estrutural do capital no Brasil. Essa população apresenta o maior índice de morte, pobreza, baixo acesso à educação, saúde, saneamento básico, entre outros. Desse modo, o racismo é compreendido como estruturante da sociabilidade capitalista, uma vez que a relação de opressão entre alguns indivíduos em detrimento de outros é uma condição intrínseca do capital, que tem os processos sociais de reprodução ligados aos processos educacionais. Diante desse contexto que produz e reproduz violências raciais, faz-se necessário debater sobre a importância dos processos de formação de professores serem estruturados por meio dos debates da educação antirracista. Por isso, este artigo tem como objetivo discutir uma perspectiva de educação antirracista e formação de educadores sob um viés marxista. Em contato com a literatura científica, percebeu-se que a formação do educador vai muito além da conclusão de um curso de graduação, o processo de formação é contínuo, ou seja, o término de uma graduação acaba sendo apenas o início do processo de formação. Parte desse processo depende de uma busca constante pelo saber crítico da prática pedagógica. Nesse sentido, a perspectiva de formações de educadores estruturadas sob um viés antirracista emerge como potente, principalmente quando se trata de formações que visam uma educação emancipatória, uma vez que o racismo é uma questão mundial que estrutura o sistema capitalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3066_TB3161_27102024192644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bernardo" "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111122 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3161 "inscrito_id" => 3066 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A TEORIA MARXISTA" "resumo" => "Através da ideia de racismo estrutural, afirmamos com base no Materialismo Histórico-dialético, que a população negra é afetada intensivamente pela crise estrutural do capital no Brasil. Essa população apresenta o maior índice de morte, pobreza, baixo acesso à educação, saúde, saneamento básico, entre outros. Desse modo, o racismo é compreendido como estruturante da sociabilidade capitalista, uma vez que a relação de opressão entre alguns indivíduos em detrimento de outros é uma condição intrínseca do capital, que tem os processos sociais de reprodução ligados aos processos educacionais. Diante desse contexto que produz e reproduz violências raciais, faz-se necessário debater sobre a importância dos processos de formação de professores serem estruturados por meio dos debates da educação antirracista. Por isso, este artigo tem como objetivo discutir uma perspectiva de educação antirracista e formação de educadores sob um viés marxista. Em contato com a literatura científica, percebeu-se que a formação do educador vai muito além da conclusão de um curso de graduação, o processo de formação é contínuo, ou seja, o término de uma graduação acaba sendo apenas o início do processo de formação. Parte desse processo depende de uma busca constante pelo saber crítico da prática pedagógica. Nesse sentido, a perspectiva de formações de educadores estruturadas sob um viés antirracista emerge como potente, principalmente quando se trata de formações que visam uma educação emancipatória, uma vez que o racismo é uma questão mundial que estrutura o sistema capitalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3066_TB3161_27102024192644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bernardo" "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }