O presente estudo visa analisar os fatores que influenciam a evasão universitária no curso de história e licenciatura, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em Imperatriz–MA. Este trabalho pretende, por meio de revisão de literatura, levantamentos de dados de matrícula e aplicação de questionário, organizar as informações existentes sobre a evasão e indicar as diretrizes para futuros estudos. Nesse sentido, começa-se uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do aluno. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a visão dos discentes e docentes, das turmas e do departamento de História, além disso, buscar meios para lutar contra o sucateamento das universidades públicas e pela adoção de mecanismos de ações afirmativas, movimentos organizados possam fazer pressão pela reversão dos efeitos das políticas neoliberais. No entanto, a presente pesquisa teve como objetivo apenas investigar os motivos pelos quais os alunos de história da UEMASUL abandonaram-se. Dentre os objetivos, visa-se compreender a dinâmica que os levou à evasão do curso, além da vulnerabilidade socioeconômica e demais fatores, que podem ser reflexo também de práticas exclusivas na universidade. Vale lembrar que as informações obtidas e interpretadas das repostas dos questionários e entrevistas dos estudantes de história evadidos são relatos de vida deles, seja por razões de afinidade no curso, seja por fatores socioeconômicos associados à incompatibilidade com o horário de trabalho. Conclui-se que é importante conhecer as diversas origens dos problemas da evasão, assim como trazer o tema para a comunidade acadêmica é outro passo indispensável.