Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO SE APRENDE DE VERDADE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE ENSINAGEM QUE PERMITIRAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113777
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7003
    "inscrito_id" => 17806
    "titulo" => "BRINCANDO SE APRENDE DE VERDADE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE ENSINAGEM QUE PERMITIRAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE"
    "resumo" => "A educação infantil tem um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse contexto, estratégias lúdicas de ensino emergem como ferramentas poderosas para promover uma aprendizagem significativa, especialmente em crianças de três anos de idade. A ludicidade, caracterizada pelo uso de jogos, brincadeiras e atividades interativas, não apenas torna o processo de aprendizagem mais atraente, mas também facilita a compreensão e a retenção de novos conceitos. Além disso, essas estratégias promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades motoras e linguísticas. Estudos recentes indicam que a aprendizagem significativa – aquela que se conecta de maneira relevante e duradoura ao conhecimento prévio das crianças – é mais eficaz quando mediada por atividades lúdicas. Assim, o presente artigo explora diversas estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem aplicadas em um contexto educacional com crianças de três anos de idade em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de São Bento do Una, interior do estado de Pernambuco, onde, a partir de uma abordagem qualitativa, investiga-se como essas estratégias contribuem para o desenvolvimento integral dos pequenos alunos tendo como objetivo identificar os elementos que tornam essas atividades eficazes e propor diretrizes que possam ser adotadas por educadores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17806_TB7003_16102024214710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE CORDEIRO CAVALCANTE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE LIMA"
    "autor_email" => "girlene_clima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113777
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7003
    "inscrito_id" => 17806
    "titulo" => "BRINCANDO SE APRENDE DE VERDADE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE ENSINAGEM QUE PERMITIRAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE"
    "resumo" => "A educação infantil tem um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse contexto, estratégias lúdicas de ensino emergem como ferramentas poderosas para promover uma aprendizagem significativa, especialmente em crianças de três anos de idade. A ludicidade, caracterizada pelo uso de jogos, brincadeiras e atividades interativas, não apenas torna o processo de aprendizagem mais atraente, mas também facilita a compreensão e a retenção de novos conceitos. Além disso, essas estratégias promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades motoras e linguísticas. Estudos recentes indicam que a aprendizagem significativa – aquela que se conecta de maneira relevante e duradoura ao conhecimento prévio das crianças – é mais eficaz quando mediada por atividades lúdicas. Assim, o presente artigo explora diversas estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem aplicadas em um contexto educacional com crianças de três anos de idade em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de São Bento do Una, interior do estado de Pernambuco, onde, a partir de uma abordagem qualitativa, investiga-se como essas estratégias contribuem para o desenvolvimento integral dos pequenos alunos tendo como objetivo identificar os elementos que tornam essas atividades eficazes e propor diretrizes que possam ser adotadas por educadores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17806_TB7003_16102024214710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE CORDEIRO CAVALCANTE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE LIMA"
    "autor_email" => "girlene_clima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação infantil tem um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse contexto, estratégias lúdicas de ensino emergem como ferramentas poderosas para promover uma aprendizagem significativa, especialmente em crianças de três anos de idade. A ludicidade, caracterizada pelo uso de jogos, brincadeiras e atividades interativas, não apenas torna o processo de aprendizagem mais atraente, mas também facilita a compreensão e a retenção de novos conceitos. Além disso, essas estratégias promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades motoras e linguísticas. Estudos recentes indicam que a aprendizagem significativa – aquela que se conecta de maneira relevante e duradoura ao conhecimento prévio das crianças – é mais eficaz quando mediada por atividades lúdicas. Assim, o presente artigo explora diversas estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem aplicadas em um contexto educacional com crianças de três anos de idade em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de São Bento do Una, interior do estado de Pernambuco, onde, a partir de uma abordagem qualitativa, investiga-se como essas estratégias contribuem para o desenvolvimento integral dos pequenos alunos tendo como objetivo identificar os elementos que tornam essas atividades eficazes e propor diretrizes que possam ser adotadas por educadores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.