A educação infantil tem um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse contexto, estratégias lúdicas de ensino emergem como ferramentas poderosas para promover uma aprendizagem significativa, especialmente em crianças de três anos de idade. A ludicidade, caracterizada pelo uso de jogos, brincadeiras e atividades interativas, não apenas torna o processo de aprendizagem mais atraente, mas também facilita a compreensão e a retenção de novos conceitos. Além disso, essas estratégias promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades motoras e linguísticas. Estudos recentes indicam que a aprendizagem significativa – aquela que se conecta de maneira relevante e duradoura ao conhecimento prévio das crianças – é mais eficaz quando mediada por atividades lúdicas. Assim, o presente artigo explora diversas estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem aplicadas em um contexto educacional com crianças de três anos de idade em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de São Bento do Una, interior do estado de Pernambuco, onde, a partir de uma abordagem qualitativa, investiga-se como essas estratégias contribuem para o desenvolvimento integral dos pequenos alunos tendo como objetivo identificar os elementos que tornam essas atividades eficazes e propor diretrizes que possam ser adotadas por educadores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.