A educação brasileira passa por grandes desafios. É notória a busca por formas de melhorar tal cenário, entretanto, é preciso conhecer a realidade de cada estado, cidade e até mesmo das escolas, pois cada instituição possui suas individualidades. Assim, esse estudo objetivou conhecer e demonstrar, por meio dos professores, os desafios enfrentados por eles no processo educacional. Utilizando-se de caráter qualitativo, a pesquisa envolveu 7 professores de uma escola da rede pública municipal da cidade de Pedro II – PI. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário no Google Forms, contendo as seguintes perguntas: quais os desafios que você, como professor da escola municipal Tucuns dos Donatos, enfrenta durante o processo educacional na instituição? O que poderia ser feito para amenizar esses desafios? Em relação à primeira questão, 5 dos 7 professores destacam que o desafio principal está relacionado à falta de alfabetização dos estudantes, assim como destaca o professor 1“o principal desafio é o fato de alguns estudantes ainda não serem alfabetizados. É difícil para eles acompanharem o ritmo dos assuntos em sala”. Já os outros destacam outros aspectos, como a falta de estrutura da escola e dificuldades de deslocamento dos estudantes para a instituição durante o período chuvoso. Na segunda questão, observa-se que os professores acreditam que a solução, principalmente para a falta de alfabetização dos estudantes, seria a aproximação da família e a escola, além de trabalhar a alfabetização dos estudantes de forma específica. Outros destacam que a melhoria da estrutura escolar é fundamental para a boa qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, esse estudo reforça que a educação passa por diversos desafios, e como mostrado neste trabalho, eles estão relacionados, principalmente, à alfabetização dos estudantes e à estrutura escolar, e pesquisas nesse sentido são importantes para a melhoria da educação.