Este artigo investiga como atividades de reportagens jornalísticas na escola contribui para promoção de um ensino contextualizado e uma reflexão social por parte dos estudantes usando como estudo de caso o projeto da disciplina de Pré-Itinerário Formativo de Linguagens e Ciências Humanas no colégio Centro Educa Mais Professor Aquiles Batista Vieira, no município de Alcântara-MA. A justificativa para o estudo é apresentar uma prática pedagógica realizada sobre o ensino de jornalismo na escola, atrelado ao modelo exigido pela rede de colégios integrais do Estado do Maranhão, que tem como modelo apresentar quatro eixo formativos para que os estudantes escolham de acordo com seus objetivos de carreira, tendo um deles a área de Linguagens e Ciências humanas. O objetivo é apurar como os próprios estudantes avaliam o seu entendimento sobre a importância da comunicação e da oralidade como forma de aprender e reivindicar direitos, levando como base o projeto elaborado em sala de aula. A metodologia aplicada combina abordagens qualitativas e quantitativas incluindo questionários, avaliações de profissionais da área de jornalismo e observações na elaboração dos projetos. Os resultados esperados contribuirão para exemplificar a importância do jornalismo na promoção de saberes, desde a escrita, a leitura, análise crítica e a aprendizagem técnica de gravação e edição.